Definição – o que significa emulação de terminal?
A emulação de terminal é a capacidade de fazer um determinado computador parecer um terminal real ou um computador cliente conectado a um servidor ou mainframe. Hoje, isso geralmente é feito por meio de software para acessar dados ou programas no servidor ou mainframe, que geralmente estão disponíveis apenas para o terminal que está sendo emulado.
Definirtec explica emulação de terminal
Um programa de emulação de terminal opera como qualquer outro aplicativo. No entanto, se emular um terminal ou mainframe mais antigo, a interface pode ser apenas texto.
Algumas empresas bem estabelecidas (bancos, seguradoras e governos) podem ter programas com décadas de existência em execução em computadores de grande porte. Os terminais estão obsoletos, mas agora são emulados por software de emulação de terminal, que pode acessar aplicativos em mainframes ainda em uso.
Muitos emuladores de terminal foram desenvolvidos para vários terminais. Alguns exemplos são VT220, Data General D211, Sperry / Unisys série 2000 UTS60, ADDS ViewPoint e Wyse 50/60. Alguns softwares de emulação de terminal realmente emulam outros programas de emulação de software. Os exemplos são o xterm e muitos terminais de console do Linux. Outro software apenas emula um padrão (como ANSI) – encontrado em muitos sistemas operacionais, como DOS, Unix e sistemas operacionais GUI, como Windows e MAC.