Definição – o que significa o Emacs?
Emacs é uma classe de editores de texto multi-plataforma altamente personalizável, criada por Richard Stallman. O primeiro Emacs foi lançado em 1976. Hoje, o Emacs é desenvolvido sob o projeto GNU e escrito em C e Emacs Lisp. Emacs tem muitos tipos, mas GNU Emacs e XEmacs são as duas versões mais populares.
Os editores de texto Emacs oferecem diferentes modos sensíveis ao conteúdo para texto simples, códigos-fonte de programação e código HTML. Esses modos apresentam realce de sintaxe, onde cores diferentes são usadas para realçar diferentes elementos de sintaxe (como loops, comentários, variáveis, etc.). Esse recurso pode tornar o código do programa mais fácil e rápido de ler e, conseqüentemente, acelerar o desenvolvimento.
Definirtec explica Emacs
O Emacs é um dos dois editores de texto mais usados nas plataformas Unix e Linux. Ele pode ser baixado gratuitamente do site GNU ou de vários sites espelho ao redor do mundo.
O Emacs é mais do que apenas um editor de texto; ele também pode emitir comandos shell, acessar a Internet, escrever e testar programas e ler e enviar emails dentro do ambiente Emacs. Por ser um programa multiplataforma, o Emacs pode rodar em uma variedade de sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac OS X, Linux, FreeBSD, SunOS, Solaris e OpenBSD. Emacs pode ser estendido ou personalizado usando Emacs Lisp, um dialeto da linguagem de programação Lisp. Emacs Lisp inclui várias extensões, como planejador de projeto, calendário, interface de depurador e um leitor de email e notícias.
Outro recurso útil que torna o texto e o código mais legíveis é o recuo automático. O Emacs identifica blocos de código e os agrupa de acordo. Ele também fornece suporte a caracteres Unicode para praticamente todos os sistemas de escrita e linguagens, e apresenta autodocumentação, que gera e exibe automaticamente a documentação para cada comando, variável e função interna encontrada no código-fonte de um programa.