Definição – O que Elk Cloner significa?
Elk Cloner é um vírus de setor de boot e um dos primeiros vírus de microcomputador. Ele invade ferozmente o hardware de um computador, mas também tem a capacidade de se copiar em outros computadores. Assim que um computador inicializa a partir de um disquete contendo o vírus, o vírus se copia na memória do computador. Mais tarde, quando outro disco limpo é inserido no computador, o vírus Elk Cloner se copia automaticamente no disco limpo, resultando em uma infecção semelhante à de rede.
O vírus Elk Cloner foi desenvolvido em 1982 por Rich Skrenta, que tinha apenas 15 anos. Ele o usou para atacar milhões de sistemas Apple II.
Definirtec explica Elk Cloner
Em 1982, o estudante de ensino médio de 15 anos Rich Skrenta desenvolveu o vírus Elk Cloner. Skrenta já tinha uma reputação de desenvolver truques de computador entre seus amigos em uma época antes de a palavra “vírus” ter sido concebida. Enquanto compartilhava jogos de computador e software com seus amigos, Skrenta mudava as propriedades dos disquetes, forçando os computadores dos usuários a desligar ou exibir mensagens cruéis na tela. Seus amigos logo se tornaram muito cautelosos sobre qualquer disco vindo de Skrenta, que foi como ele desenvolveu o aspecto de autocópia do vírus. Durante as férias escolares de inverno, Skrenta formulou uma técnica para alterar disquetes sem realmente tocá-los. Sua ideia recém-concebida foi mais tarde chamada de vírus do setor de boot.