Definição – O que significa Integrated Drive Electronics (IDE)?
Integrated Drive Electronics (IDE) é uma interface padrão para conectar uma placa-mãe a dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e unidades de CD-ROM / DVD. O IDE original tinha uma interface de 16 bits que conectava dois dispositivos a um único cabo de fita. Este dispositivo IDE de baixo custo carregava seu próprio circuito e incluía um controlador de unidade de disco integrado. Antes do IDE, os controladores eram dispositivos externos separados.
O desenvolvimento do IDE aumentou a velocidade da taxa de transferência de dados (DTR) e reduziu os problemas de controlador e dispositivo de armazenamento.
IDE também é conhecido como Advanced Technology Attachment (ATA) ou Intelligent Drive Electronics (IDE).
Definirtec explica Integrated Drive Electronics (IDE)
A interface IDE contém duas conexões de dispositivo IDE e dois conectores de placa-mãe para dois cabos de dados. Um controlador integrado IDE envia uma matriz de blocos de 512 bytes entre o drive e a placa-mãe, que hospeda até quatro dispositivos IDE controlados por chipset em um sistema.
A maioria dos computadores pessoais (PC) contém conexões de disco rígido e CD-ROM. O disco rígido usa um cabo e se conecta à placa-mãe por meio do conector IDE primário. A unidade de CD-ROM e outros dispositivos de armazenamento compartilham um cabo IDE.
O IDE padrão (ATA / ATAPI) usa dois conectores diferentes. O cabo IDE / ATA é conectado ao conector de dados e o conector de alimentação padronizado fornece energia.
IDE reduziu problemas associados a dispositivos de armazenamento e controladores integrados. Antes do IDE, os controladores eram dispositivos externos separados. Vários fabricantes de hardware, incluindo a Compaq Computer Corporation (que foi vendida para a Hewlett-Packard) e a Control Data Corporation (CDC), industrializaram o controlador de disco rígido ST-506 e os protocolos de sinalização.