Definição – o que significa eletricidade estática?
A eletricidade estática é um fenômeno que vem de uma diferença ou desequilíbrio na carga elétrica. Este tipo de fenômeno influenciou o projeto elétrico e a tecnologia de várias maneiras e ajuda a fornecer exemplos observáveis de eletricidade e suas manifestações em nível atômico.
Definirtec explica eletricidade estática
Em geral, a eletricidade estática ocorre devido ao movimento dos elétrons de uma superfície para outra. As categorias de eletricidade estática incluem diferença de carga induzida por calor e diferença de descarga induzida por carga. Exemplos concretos incluem raios, que são uma poderosa transferência de eletricidade para o solo, e vários fenômenos observáveis envolvendo eletricidade estática que muitas vezes é acumulada através do atrito de tecidos ou tapetes.
As formas pelas quais a tecnologia respondeu à eletricidade estática incluem a gaiola de Faraday, uma invenção da era de 1800 projetada para proteger áreas internas de interferência elétrica. Uma das tecnologias modernas relevantes para a eletricidade estática é o saco ou recipiente antiestático, ou a tira antiestática. Esses tipos de ferramentas são usados para proteger semicondutores sensíveis e outras peças elétricas de um acúmulo de eletricidade estática que pode ser prejudicial a eles.