Definição – o que significa elasticidade rápida?
Elasticidade rápida é um termo de computação em nuvem para provisionamento escalonável ou a capacidade de fornecer serviços escalonáveis. Os especialistas apontam para esse tipo de modelo escalonável como um dos cinco aspectos fundamentais da computação em nuvem.
Definirtec explica a elasticidade rápida
A elasticidade rápida permite que os usuários solicitem automaticamente espaço adicional na nuvem ou outros tipos de serviços. Por causa da configuração dos serviços de computação em nuvem, o provisionamento pode ser perfeito para o cliente ou usuário. O fato de que os provedores ainda precisam alocar e desalocar recursos costuma ser irrelevante para o cliente ou para o usuário. Este é um aspecto muito essencial da tecnologia de nuvem. De certa forma, os recursos de computação em nuvem parecem ser infinitos ou automaticamente disponíveis. Isso é muito diferente dos sistemas mais antigos, onde os limites de armazenamento ou memória eram imediatamente visíveis para o usuário.
A ideia de elasticidade rápida levanta algumas preocupações em situações práticas de computação em nuvem. Aqueles que administram esses tipos de sistemas explicam que muitas solicitações diferentes de alocação ou desalocação podem ter um impacto no sistema. As solicitações que vêm de várias fontes também podem ser exigentes e exigir uma administração precisa. Alguns dos que fornecem diretrizes para a computação em nuvem recomendam ferramentas como monitoramento e trilhas de auditoria para controlar rigidamente todas as diversas solicitações e transações que acontecem no fornecimento de serviços em nuvem, e a elasticidade rápida que fornece tantos benefícios para aqueles que usam a nuvem .