Definição – o que significa elasticidade da nuvem?
A elasticidade da nuvem se refere à capacidade de um serviço em nuvem de fornecer ofertas sob demanda, alternando recursos com agilidade quando a demanda aumenta ou diminui. Muitas vezes, é uma reação imediata aos clientes que abandonam ou adicionam serviços em tempo real.
A elasticidade da nuvem também é conhecida como elasticidade rápida.
Definirtec explica a elasticidade da nuvem
A elasticidade da nuvem está ligada a várias estratégias, como pooling de recursos, armazenamento multilocatário e outras formas que os provedores de nuvem usam para fornecer seus serviços. A ideia é que o serviço deve ser capaz de aumentar ou diminuir rapidamente de acordo com as necessidades de cada cliente. Em grande parte, os sistemas de nuvem pública fazem isso tendo muitos clientes a bordo a qualquer momento e mantendo sistemas que podem ser facilmente reaprovisionados para atender às mudanças nos pedidos.
Os especialistas em TI fazem uma distinção entre elasticidade e escalabilidade da nuvem. Ter escalabilidade ou economia de escala significa que o sistema pode ser construído de forma viável a partir de um núcleo menor. A elasticidade, por outro lado, prevê uma resposta dinâmica à volatilidade da oferta e da demanda.