Definição – o que significa Eficácia no uso de energia (PUE)?
A eficácia do uso de energia (PUE) é uma métrica usada para determinar as medições de eficiência energética. A PUE é calculada comparando a energia total usada por um data center com a energia real fornecida a um dispositivo de computação. Essa proporção foi desenvolvida por um grupo de membros de um consórcio chamado The Green Grid, um grupo do setor que se concentra principalmente na eficiência energética de data centers. A energia total da infraestrutura é a energia total que entra em um data center, medida no medidor da concessionária. A energia total do equipamento de TI é a energia usada para operar o equipamento de informática dentro da instalação. Ambos são medidos em quilowatts.
Definirtec explica a Eficácia do uso de energia (PUE)
O PUE é a métrica predominante usada para medir a eficiência do data center. Nos últimos anos, o PUE ganhou grande popularidade, tornando-se uma métrica amplamente usada para medir a eficiência energética.
A energia necessária para o equipamento de TI cobre todos os dispositivos de TI, como servidores, armazenamento, switches, impressoras, estações de trabalho e dispositivos USB que são usados na entrega de um produto de software e aplicativos. A energia total da instalação inclui toda a energia usada no resfriamento, ar-condicionado, iluminação e fonte de alimentação ininterrupta. A medição TFP é feita diretamente do medidor de energia que controla o fornecimento de energia para todas as instalações do data center.
Idealmente, o valor da PUE deve ser 1. Por exemplo, se uma instalação tem uma PUE de 2, isso indica que a quantidade de energia usada para operar o equipamento de TI é metade da energia consumida por toda a instalação do data center. Portanto, um valor de PUE mais baixo indica um data center mais eficiente.