O efeito de ancoragem é um viés cognitivo que faz com que as pessoas confiem demasiado na primeira informação que recebem (a “âncora”) ao tomarem decisões. O efeito de ancoragem é um viés muito comum que pode ter um impacto significativo nas decisões das pessoas. Por exemplo, quando se pede para estimar a percentagem de países africanos que são membros das Nações Unidas, as pessoas que primeiro mostram um número elevado (por exemplo, 80%) tenderão a estimar uma percentagem mais elevada do que as que primeiro mostram um número baixo (por exemplo, 20%).
O efeito de ancoragem ocorre porque as pessoas tendem a usar a primeira informação que recebem como ponto de partida, ou âncora, e depois ajustam a sua estimativa a partir daí. Isto pode levar a decisões tendenciosas, porque a âncora pode influenciar as estimativas subsequentes das pessoas, mesmo que não esteja completamente relacionada com a questão em questão.
Há muitas maneiras de reduzir o efeito de ancoragem. Uma maneira é fornecer às pessoas âncoras múltiplas, ou múltiplos pedaços de informação, antes que elas tenham que tomar uma decisão. Isto pode ajudar a reduzir o impacto de qualquer âncora nas decisões das pessoas. Outra forma de reduzir o efeito de ancoragem é certificar-se de que a âncora está o mais próximo possível do valor real. Isto pode ajudar a reduzir o viés nas estimativas subsequentes das pessoas. O que é a âncora na mídia? Ancoragem na mídia é um termo usado para descrever o processo de atribuir um valor ou significado a algo. Isto pode ser feito de várias maneiras, mas mais comumente é feito através do uso de símbolos ou outras pistas que criam uma associação na mente do espectador. Por exemplo, um programa de notícias pode usar um gráfico de um sol nascente para representar o início de um novo dia, ou uma imagem de uma escala para representar o conceito de equilíbrio.
Ancoragem pode ser usada para criar associações positivas, como com um produto que é anunciado como sendo “o melhor” ou “o mais popular”. Também pode ser usada para criar associações negativas, como com uma notícia que é enquadrada de uma forma que a faz parecer mais sinistra do que realmente é. Independentemente da intenção, ancorar é uma ferramenta poderosa que pode influenciar a forma como as pessoas percebem o mundo à sua volta.
O que significa efeito de ancorar?
O efeito de ancoragem é um viés cognitivo que ocorre quando as pessoas dependem demasiado da primeira informação que recebem (a “âncora”) ao tomarem decisões. Isto pode levar a decisões subótimas, porque a âncora pode não ser a melhor opção possível.
Por exemplo, imagine que você está considerando comprar um carro novo. O vendedor mostra-lhe um carro que é significativamente mais caro do que você estava à espera de pagar. O vendedor então lhe diz que o carro que você está olhando é na verdade uma barganha, porque é significativamente mais barato do que os outros carros da sua classe.
É provável que você se fixe no preço elevado do carro que está a ver e, como resultado, pode estar disposto a pagar mais pelo carro do que estaria se não lhe tivessem mostrado os outros carros, mais caros.
O efeito de ancoragem é um fenómeno bem documentado que tem demonstrado influenciar uma grande variedade de decisões, desde escolhas simples como o que comprar na mercearia, até decisões mais complexas como a valorização de uma empresa para fins de investimento.
Qual é o propósito da âncora?
Âncora é uma ferramenta que lhe permite acompanhar a análise e o desempenho do seu site. Ela fornece a você insights sobre como seu website está sendo usado e como as pessoas estão interagindo com ele. Esta informação pode ser usada para melhorar o design, conteúdo e experiência geral do seu website.
Como você testa o viés de ancoragem?
Existem algumas maneiras diferentes de você testar para o viés de ancoragem. Uma maneira é usar um experimento controlado no qual você manipula as informações às quais os participantes são expostos. Por exemplo, você poderia mostrar a alguns participantes uma âncora alta (por exemplo, $100) e outros uma âncora baixa (por exemplo, $10) e depois pedir-lhes para estimar o valor de um item. Se a âncora alta estiver presente, então aqueles que viram a âncora alta devem dar estimativas mais altas do que aqueles que viram a âncora baixa.
Outra maneira de testar o viés de ancoragem é olhar para dados do mundo real para ver se as pessoas estão ancorando sobre informações irrelevantes. Por exemplo, você poderia olhar se as pessoas estão mais propensas a comprar um produto se o preço é de $9,99 ao invés de $10. Se o viés de ancoragem estiver presente, então as pessoas devem ter mais probabilidade de comprar o produto quando o preço é de $9,99.
Existem algumas maneiras diferentes de testar o viés de ancoragem. Uma maneira é usar um experimento controlado no qual você manipula as informações às quais os participantes estão expostos. Por exemplo, você pode mostrar a alguns participantes uma âncora alta (por exemplo, $100) e outros uma âncora baixa (por exemplo, $10) e depois pedir-lhes para estimar o valor de um item. Se a âncora alta estiver presente, então aqueles que viram a âncora alta devem dar estimativas mais altas do que aqueles que viram a âncora baixa.