Definição – O que significa o Windows Millennium Edition (Windows ME)?
O Windows Millennium Edition (ME) foi o último sistema operacional (SO) da Microsoft baseado no kernel do Windows 95. Projetado para usuários domésticos e compatível com as versões anteriores do Windows 98, o sistema operacional apresentava recursos de shell atualizados junto com uma interface gráfica de usuário atualizada. Embora fosse uma continuação do Windows 9x, o sistema operacional restringia o acesso ao MS-DOS em modo real, o que ajudou a reduzir o tempo de inicialização do sistema. O suporte principal do Windows ME terminou em 31 de dezembro de 2003 e o suporte estendido terminou em 11 de julho de 2006.
Definirtec explica o Windows Millennium Edition (Windows ME)
O Windows ME trouxe muitas melhorias ao seu antecessor e se destacou por ser a última edição do Windows que não exigia nenhuma ativação do produto. Esta versão do Windows herdou certas melhorias de shell do Windows 2000, como o recurso de preenchimento automático no Windows Explorer, menus personalizados e barras de ferramentas personalizáveis. Ele teve melhorias consideráveis no tempo de inicialização pré e pós-logon e no tempo de inicialização a frio. O gerenciamento de energia melhorou com a ajuda de drivers atualizados. O Windows ME também fez melhorias na proteção de arquivos do sistema e na pilha TCP / IP, e introduziu novos jogos. Ele também tinha uma interface de usuário aprimorada com páginas de ajuda e suporte que eram fáceis de ler e entender.
O Windows ME também introduziu a API de aquisição de imagens do Windows, que ajuda os aplicativos a se comunicarem com dispositivos de aquisição de imagens. Era o único sistema operacional da série Windows 9x a ter drivers genéricos para impressoras e dispositivos de armazenamento Universal Serial Bus. O Windows ME introduziu a funcionalidade de Restauração do Sistema, que ajuda os usuários a retornar seus sistemas a uma configuração anterior quando encontrarem problemas. Também introduziu pela primeira vez o aplicativo Movie Maker, bem como atualizações automáticas. Outro recurso importante foi o rastreador de rede, que pesquisa e cria atalhos automaticamente nos locais da Minha rede.
O Windows ME restringiu o prompt do DOS em modo real, que era um recurso importante nas edições anteriores do Windows. Recursos como Microsoft Fax, Visualização rápida, etc., também foram removidos nesta edição. Alguns recursos voltados para empresas presentes nas edições anteriores do Windows não eram suportados no ME, como Serviços de Cliente Active Directory, Editor de Políticas do Sistema e Instalação Automatizada. Alguns dos comandos do Windows Explorer também se tornaram obsoletos nesta edição.
Embora o Windows ME tenha várias melhorias, ele foi criticado por problemas de estabilidade e outros bugs.