Definição – o que Edgar F. Codd quer dizer?
Edgar F. Codd foi um cientista da computação britânico a quem se atribui a formulação do modelo relacional para gerenciamento de banco de dados que se tornou a base para sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional.
Ele acrescentou outras teorias importantes à ciência da computação, mas o modelo relacional, uma teoria universal muito importante de gerenciamento de dados, é considerado sua conquista mais importante. Entre 1960 e 1980, ele desenvolveu suas teorias de arranjo de dados, resultando em seu artigo Um modelo relacional de dados para grandes bancos de dados compartilhados em 1970, um ano depois de publicar um artigo dentro da IBM.
Definirtec explica Edgar F. Codd
A característica inovadora desse modelo foi a proposta de substituir as estruturas hierárquicas ou de navegação do banco de dados por tabelas simples compostas por linhas e colunas. Esse “recurso” pareceria fundamental até mesmo para o DBA mais jovem da atualidade.
Embora Codd agora seja visto como um visionário, a IBM primeiro rejeitou seu modelo relacional para manter sua receita de IMS / DB. A IBM acabou implementando o modelo por meio de seu banco de dados System R, mas se recusou a nomear Codd como gerente de projeto, em vez disso, designou um desenvolvedor que não se sentia muito confortável com as idéias de Codd e isolou a equipe de desenvolvimento de Codd. Em vez de usar a própria linguagem Alpha de Codd, a equipe criou uma linguagem não relacional, SEQUEL. Mesmo assim, o SEQUEL era tão melhor do que os sistemas pré-relacionais que foi imitado, com base em papéis de pré-lançamento oferecidos em conferências, por Larry Ellison em seu banco de dados Oracle, que na verdade chegou ao mercado antes do SQL / DS – isto é porque o nome original SEQUEL foi substituído por SQL. EF
As contribuições de Codd para o campo da computação lhe renderam muitos reconhecimentos e prêmios, incluindo o Prêmio Turing em 1981 e uma indução como Fellow na Association for Computing Machinery.