A economia circular é um sistema económico onde os recursos são utilizados e reutilizados em circuito fechado, com pouco ou nenhum desperdício.
Numa economia circular, os recursos são utilizados uma e outra vez, em vez de serem descartados após uma única utilização. Isto ajuda a conservar os recursos e a reduzir o desperdício.
Numa economia linear tradicional, os recursos são extraídos, utilizados para criar produtos, e depois eliminados após a utilização desses produtos. Isto pode levar a muito desperdício, uma vez que os recursos não são reutilizados.
A economia circular é uma forma mais sustentável de fazer negócios, pois reduz o desperdício e ajuda a conservar os recursos. O que é um exemplo de economia circular? Numa economia circular, os resíduos e a poluição são reduzidos ou eliminados através da utilização de processos e produtos amigos do ambiente. Por exemplo, uma empresa pode usar materiais reciclados para fazer novos produtos, ou pode usar fontes de energia renováveis para alimentar seus processos de fabricação.
Porque é que o sistema de resíduos circulares é melhor?
Há muitas razões pelas quais o sistema de resíduos circulares é melhor do que o sistema tradicional de resíduos lineares.
O sistema de resíduos lineares é um modelo “take-make-dispose” onde os recursos são extraídos, utilizados para criar produtos, e depois esses produtos são eliminados no final da sua vida útil. Este modelo não é sustentável porque depende de um fornecimento interminável de recursos e cria montanhas de resíduos.
Em contraste, o sistema de resíduos circular é um sistema de “ciclo fechado” onde os materiais são reutilizados e reciclados em vez de serem eliminados. Este modelo é muito mais sustentável porque conserva os recursos e reduz os resíduos.
Aqui estão algumas razões específicas pelas quais o sistema de resíduos circulares é melhor:
1. Conserva os recursos: Num sistema linear, os recursos são extraídos, utilizados e depois eliminados. Em um sistema circular, os recursos são usados uma e outra vez, portanto, menos recursos novos precisam ser extraídos. Isto conserva os recursos e reduz a poluição.
2. reduz o desperdício: Num sistema linear, os produtos são usados por um curto período de tempo e depois eliminados, criando montanhas de resíduos. Em um sistema circular, os produtos são projetados para serem reparados, reutilizados ou reciclados, de modo que o desperdício seja reduzido.
3. cria empregos: Num sistema linear, a maior parte do valor é criado no início (extração de recursos) e no final (eliminação de produtos). Num sistema circular, é criado valor
Quais são as 3 principais barreiras para se conseguir uma economia circular convencional?
1. Falta de consciência: A maioria das pessoas não tem consciência do conceito de uma economia circular e, como tal, não tem conhecimento dos benefícios ou de como implementá-la.
2. 2. Falta de infra-estrutura: Para que uma economia circular tenha sucesso, é preciso ter uma infra-estrutura robusta para a apoiar. Esta infra-estrutura inclui coisas como instalações de reciclagem, instalações de produção de resíduos para energia e instalações fabris que podem utilizar materiais reciclados.
3. falta de incentivos: Existem actualmente muito poucos incentivos financeiros para as empresas ou indivíduos adoptarem um modelo de economia circular. Sem esses incentivos, é difícil incentivar a adoção generalizada.
Quais são os 3 princípios da economia circular?
1. 1. O primeiro princípio da economia circular é “Eliminar o desperdício e a poluição na fonte”.
2. O segundo princípio da economia circular é “Conceber produtos e processos para serem regenerativos e minimizar o desperdício”.
3. o terceiro princípio da economia circular é “Permitir a reutilização, reparação e reciclagem de produtos e materiais”.