Ecoinformática

Definição – O que significa Ecoinformática?

Ecoinformática é a ciência aplicada que combina estatísticas e informações técnicas com ecologia ou ciências da terra. A aplicação da ecoinformática às ciências ambientais pode ajudar os pesquisadores a avaliar com mais precisão as mudanças em um ecossistema ou prever tendências. Processos mais técnicos geralmente melhoram a capacidade dos líderes em campos ecológicos de apresentar resultados ao público em uma era em que a validade e a legitimidade das ciências são freqüentemente questionadas na mídia.

Definirtec explica Ecoinformatics

Um aspecto da ecoinformática envolve a representação do conhecimento (KR). A representação do conhecimento é algumas vezes referida como um tipo de inteligência artificial; outros o descrevem como um conjunto de comentários ontológicos que ajudam a enquadrar um determinado tópico. Os sistemas lógicos e semânticos em KR podem ajudar a aprimorar a apresentação das informações de uma determinada forma. Em ecoinformática, uma aplicação de KR pode envolver o reconhecimento e o desenvolvimento de uma linguagem comum a humanos e tecnologias para melhorar o processo de movimentação de dados de uma fase de armazenamento para um ambiente de apresentação. Também pode ser visto como a seleção de termos ou inferências úteis e relevantes.

Muitas aplicações de ecoinformática estão relacionadas a objetivos específicos em setores específicos. Um bom exemplo é o uso de ecoinformática no desenvolvimento de abordagens para o controle de pragas na agricultura. A identificação de modelos estatísticos mais precisos para populações de insetos ou para relações de predadores e presas em outras partes do mundo biológico pode ajudar os pesquisadores a desenvolver resultados mais positivos em padrões aplicados para diferentes campos agrícolas e industriais.