Eclipse

Definição – o que Eclipse significa?

Eclipse é uma plataforma de código aberto de estruturas, ferramentas e tempos de execução de aplicativo de desenvolvimento de software extensível que foi inicialmente criada como um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) baseado em Java.

O sistema de tempo de execução do Eclipse é baseado em uma coleção de projetos de código aberto construídos em tempo de execução da Equinox Open Services Gateway Initiative (OSGi), abrangendo Java IDE, linguagens estáticas / dinâmicas, thick-client e estruturas do lado do servidor, modelagem / relatórios de negócios / sistemas móveis.

Definirtec explica Eclipse

Embora o Eclipse tenha sido desenvolvido para aplicativos Java, os plug-ins permitem que os programadores desenvolvam aplicativos com outras linguagens, incluindo C, C ++, COBOL, Perl, PHP e Python.

O mecanismo de plug-in permite que o Eclipse trabalhe com aplicativos de rede, sistemas de gerenciamento de banco de dados, sistema de versões simultâneas e ferramentas de modelagem, entre outros.

Em novembro de 2001, a IBM estabeleceu o Eclipse Consortium e deu o Eclipse à comunidade de código aberto. Os membros originais do consórcio incluíram IBM e oito fornecedores: Borland, Merant, QNX Software Systems, Red Hat, Rational Software, TogetherSoft, WebGain e SUSE.

O objetivo inicial do consórcio era marketing e negócios para permitir o controle do código pela comunidade Eclipse.