Definição – O que significa Virtualização de E / S (IOV)?
A tecnologia de virtualização de E / S permite que um único adaptador físico seja visualizado como várias placas de interface de rede virtual (vNICs) e adaptadores de barramento de host virtual (vHBAs). Ambos os vNICs e vHBAs funcionam como qualquer outra placa NIC e HBA instalada no servidor. Eles funcionam com os sistemas operacionais existentes, hipervisor e aplicativos. A identidade dos cartões virtuais não é divulgada aos recursos de rede, como LAN e SAN, e continuam a aparecer como cartões normais.
Definirtec explica I / O Virtualization (IOV)
A virtualização de E / S aborda vários problemas relacionados a gargalos de desempenho. As máquinas de E / S virtuais que consistem em controles de qualidade de serviço (QoS) podem atribuir largura de banda de E / S a um dispositivo virtual específico, permitindo que aplicativos críticos forneçam melhor desempenho.
Algumas das principais vantagens da virtualização de E / S estão listadas abaixo:
- Flexibilidade: Como a virtualização de E / S envolve abstrair os protocolos da camada superior das conexões físicas subjacentes, ela oferece maior flexibilidade, utilização e provisionamento mais rápido em comparação com placas NIC e HBA normais.
- minimização de custos: a metodologia de virtualização de E / S envolve o uso de menos cabos, placas e portas de switch sem comprometer o desempenho de E / S da rede.
- Maior densidade: a virtualização de E / S aumenta a densidade prática de E / S, permitindo que mais conexões existam em um determinado espaço.
- Minimizando cabos: A virtualização de E / S ajuda a reduzir os vários cabos necessários para conectar servidores ao armazenamento e à rede.