Definição – o que significa e-mail autodestrutivo?
Um e-mail autodestrutivo é um tipo de correio eletrônico ou mensagem que desaparece ou é excluído automaticamente após um período de tempo específico definido pelo remetente do e-mail ou após sua leitura. Esse tipo de e-mail está disponível há anos, mas só recentemente ganhou popularidade devido à ineficácia das versões anteriores. Alguns provedores de e-mail começaram a oferecer este serviço novamente e agora existem vários aplicativos que são superiores em desempenho, além de melhorias de segurança e privacidade.
Definirtec explica o e-mail autodestrutivo
Um e-mail ou mensagem autodestrutiva funciona de maneiras diferentes, dependendo do provedor do serviço. Algumas mensagens só podem ser lidas por um determinado período de tempo; outros têm datas de expiração e serão excluídos automaticamente, quer tenham sido lidos ou não, e também há os retráteis, que podem ser destruídos antes mesmo que o destinatário possa ler a mensagem. Existem vários sites online que fornecem esse tipo de serviço de e-mail.
A maioria dos serviços relativos a e-mails autodestrutivos não são, na verdade, como os serviços de e-mail tradicionais, como os fornecidos pelo Yahoo e Google, mas são serviços de mensagens especializados que utilizam tecnologias diferentes. Um processo típico neste tipo de serviço envolve instruir o destinatário do e-mail a visitar um site criptografado onde a mensagem é mantida e pode ser visualizada por um determinado período de tempo. Uma senha ou chave de descriptografia é necessária para obter acesso ao conteúdo do e-mail. Se o limite de tempo for atingido, o remetente pode excluir ou retirar o conteúdo do site criptografado.