Definição – o que significa estorno de TI?
Um estorno de TI é um processo em que os departamentos associam custos a centros de custo específicos para rastrear com mais precisão os gastos com TI. Esta é uma das várias opções de contabilidade quando se trata de determinar em que uma empresa está gastando dinheiro.
Definirtec explica estorno de TI
Em uma situação de estorno de TI, em vez de simplesmente cobrar todos os custos de TI de um departamento central, a empresa cobra custos individuais dos grupos ou centros de usuários que mais diretamente consomem os bens ou serviços adquiridos. Esse princípio pode tornar as coisas mais claras para administradores que precisam gerenciar custos e também pode ajudar a fornecer um contraste mais claro para várias opções, como terceirização. Com tantos tipos de serviços de nuvem e SaaS proliferando no mundo dos negócios, o estorno de TI pode ser uma forma útil de solicitar informações e avaliar o valor do custo.
O estorno de TI às vezes é contrastado com outras opções para controlar os custos, como showback. Na contabilidade showback, os custos são apresentados de forma descentralizada, sem serem efetivamente cobrados entre as diferentes contas.