Definição – O que significa E-Diplomacia?
A diplomacia eletrônica é o ato de tentar atingir objetivos diplomáticos por meio do uso da Web, das mídias sociais e da tecnologia de comunicação em geral. Este conceito surgiu como resultado do surgimento das mídias sociais e da crescente consciência de seu poder.
Definirtec explica E-Diplomacia
A diplomacia eletrônica conseguiu florescer porque novas vias de comunicação ampliaram as esferas de influência nas quais os governos sentem que precisam estar presentes. Enquanto antes era mais fácil para os governos controlar sua mensagem por meio da mídia de transmissão, a mídia social pode ser ainda mais poderosa devido à sua natureza viral e imediata. O problema, no entanto, é que as mensagens distribuídas pelas redes sociais são mais difíceis de controlar.
Os proponentes argumentam que a mídia social está permitindo que os diplomatas vejam o quadro geral com mais clareza, levando a uma melhor compreensão das situações com base em diferentes pontos de vista. Também permite que os governos tenham uma conversa mais interativa com várias partes interessadas, em oposição ao sistema de comunicação unilateral no qual os governos tradicionalmente confiam. A esperança é que essa transparência resulte em melhores resultados do que a estereotipada “sala dos fundos enfumaçada” que está associada à diplomacia.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos é líder no campo da e-diplomacia. De acordo com a BBC, em julho de 2012, o Departamento de Estado tinha mais de 150 funcionários em tempo integral dedicados às redes sociais.