A iniciativa E-Choupal é um exemplo único de como o poder das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode ser usado para capacitar os agricultores rurais e ajudá-los a aumentar a sua produtividade e rendimentos.
E-Choupal é uma iniciativa do conglomerado indiano ITC Limited, que tem como objectivo ligar os agricultores rurais ao mercado global utilizando o poder da Internet. No âmbito desta iniciativa, o ITC criou “E-Choupals” (centros de conhecimento de aldeias) em aldeias rurais em toda a Índia. Estes E-Choupals estão equipados com computadores e conectividade à Internet, e são tripulados por jovens treinados da aldeia que atuam como “coordenadores E-Choupal”.
Os coordenadores E-Choupal ajudam os agricultores a acessar informações sobre preços de mercado, clima, técnicas agrícolas e outras informações relevantes que podem ajudá-los a melhorar suas práticas agrícolas e aumentar sua renda. Os E-Choupals também actuam como um canal para a venda dos produtos dos agricultores à rede de agro-negócios do ITC, assegurando que os agricultores obtenham um preço justo pelos seus produtos.
A iniciativa E-Choupal tem tido sucesso em capacitar os agricultores rurais e ajudá-los a aumentar os seus rendimentos. Também tem ajudado a criar oportunidades de emprego para os jovens das aldeias, que actuam como coordenadores da E-Choupal. A Amazônia vai investir no ITC? Não há resposta definitiva para esta pergunta, pois a Amazon não anunciou publicamente nenhum plano de investimento no ITC. Entretanto, dado o foco da Amazon em tecnologia e inovação, é possível que a empresa possa optar por investir em TIC em algum momento no futuro.
Como as TIC são utilizadas na agricultura?
Os agricultores utilizam as TIC de diversas formas, desde aplicações muito básicas como telefones celulares e mensagens de texto até ferramentas mais sofisticadas como os sistemas agrícolas de precisão.
Os telemóveis são utilizados para uma variedade de tarefas, desde manter o contacto com a família e amigos até à coordenação com as empresas agrícolas e outras partes interessadas. As mensagens de texto são uma forma particularmente popular de comunicação entre os agricultores, pois são uma forma rápida e fácil de compartilhar informações.
Sistemas agrícolas de precisão fazem uso da tecnologia GPS para mapear os campos e acompanhar o crescimento das culturas. Estas informações podem ser usadas para otimizar a irrigação e o uso de fertilizantes, assim como para prever os rendimentos. É bom investir no ITC Ltd? Sim, o ITC Ltd é um bom investimento. A empresa é a maior empresa de tabaco da Índia, com uma quota de mercado de mais de 50%. É também a segunda maior empresa de bens de consumo do país, com um portfólio de mais de 300 marcas. A ITC tem uma forte presença nos mercados rural e urbano, e é uma das poucas empresas com uma rede de distribuição a nível nacional. A empresa tem uma forte posição financeira, com um rácio de endividamento de 0,41. As ações da ITC superaram o Sensex em quase três vezes nos últimos cinco anos.
A ITC vai exportar trigo?
Os padrões do ITC são desenvolvidos por comités de especialistas de todo o mundo, que trabalham em conjunto para identificar a necessidade de padrões novos ou revistos e para os preparar. Os comitês são abertos a todas as partes interessadas, e os padrões que eles desenvolvem são voluntários. No entanto, muitos governos, empresas e outras organizações exigem o cumprimento dos padrões do ITC como condição para fazer negócios com eles.
O ITC não exporta trigo em si, mas desenvolve padrões que podem ser utilizados pelas empresas que exportam trigo. Por exemplo, o ITC desenvolveu um padrão para a classificação do trigo, que é usado por muitos países como base para os seus próprios padrões de exportação de trigo.
Quando começou o e-Choupal?
A iniciativa e-Choupal foi iniciada no ano 2000 pela empresa indiana ITC Limited. O objectivo da iniciativa era proporcionar aos agricultores uma forma mais eficiente de vender as suas colheitas, utilizando a Internet para os ligar directamente aos compradores. A ITC Limited trabalhou com o governo indiano para criar uma rede de quiosques de internet nas áreas rurais, onde os agricultores podiam ir para listar as suas culturas para venda. A iniciativa tem sido bem sucedida, e tem ajudado a aumentar a renda dos agricultores na Índia.