Definição – o que significa driver de dispositivo?
Um driver de dispositivo é uma forma específica de aplicativo de software projetada para permitir a interação com dispositivos de hardware. Sem o driver de dispositivo necessário, o dispositivo de hardware correspondente não funciona.
Um driver de dispositivo geralmente se comunica com o hardware por meio do subsistema de comunicações ou barramento do computador ao qual o hardware está conectado. Os drivers de dispositivo são específicos do sistema operacional e dependem do hardware. Um driver de dispositivo atua como um tradutor entre o dispositivo de hardware e os programas ou sistemas operacionais que o utilizam.
Um driver de dispositivo também pode ser chamado de driver de software.
Definirtec explica driver de dispositivo
O único propósito de um driver de dispositivo é instruir um computador sobre como se comunicar com o dispositivo de entrada / saída (E / S), traduzindo as instruções de E / S do sistema operacional em um idioma que um dispositivo possa entender. Existem vários tipos de drivers de dispositivo para dispositivos de E / S, como teclados, mouses, unidades de CD / DVD, controladores, impressoras, placas gráficas e portas.
Existem também drivers de dispositivo virtual (VxD), que são componentes de driver de dispositivo que permitem a comunicação direta entre um dispositivo de hardware e um aplicativo. Os drivers de dispositivo virtual ajudam a gerenciar o fluxo de dados para permitir que vários aplicativos acessem o mesmo hardware sem conflito. Quando há uma interrupção (um sinal de um dispositivo de hardware), o driver de dispositivo virtual configura a próxima etapa da instrução com base no status das configurações do dispositivo de hardware.
É essencial que um computador tenha os drivers de dispositivo corretos para todas as suas peças para manter o sistema funcionando com eficiência. Ao ligar um computador pela primeira vez, o SO funciona com drivers de dispositivo e o sistema básico de entrada / saída (BIOS) para realizar tarefas de hardware. Sem um driver de dispositivo, o sistema operacional não seria capaz de se comunicar com o dispositivo de E / S.
Não apenas os dispositivos físicos de hardware dependem de um driver de dispositivo para funcionar, mas os componentes de software também. A maioria dos programas acessa dispositivos usando comandos gerais; o driver do dispositivo traduz o idioma em comandos especializados para o dispositivo.
Muitos drivers de dispositivo são fornecidos pelo fabricante ou estão disponíveis como componentes integrados do sistema operacional. Quando os componentes de hardware e software são atualizados ou substituídos, os drivers de dispositivo ficam obsoletos.