Definição – o que significa download progressivo?
Download progressivo descreve o processo de download de arquivos de mídia digital, que permite ao usuário acessar o conteúdo de um arquivo antes que o download seja concluído. A experiência do usuário final é muito semelhante à fornecida pela mídia de streaming, e o fato de o arquivo completo não ter sido baixado geralmente é imperceptível. Para conexões mais lentas, o download progressivo costuma ser o método preferido porque permite a reprodução diretamente do reprodutor de mídia do usuário, eliminando assim a dependência da largura de banda.
Definirtec explica o download progressivo
O download progressivo transmite um arquivo de mídia com metadados no cabeçalho do arquivo baixado. Um reprodutor de mídia capaz de fazer download progressivo lê esses metadados e começa a reproduzir o arquivo de mídia após o download de uma parte mínima especificada dos dados. Os reprodutores de mídia também requerem um buffer para armazenar dados para uso posterior. A quantidade de dados mantida no buffer antes da reprodução é determinada pelo produtor do conteúdo (nas configurações do codificador) e pelas configurações adicionais impostas pelo reprodutor de mídia. Antes do desenvolvimento do download progressivo, os metadados referenciados estavam localizados no final do arquivo. Como tal, nenhuma reprodução foi possível antes de todo o arquivo ser baixado.
O primeiro tipo de arquivo capaz de download progressivo foi o arquivo de imagem “.jpeg”. A Apple foi uma das primeiras empresas a usar o download progressivo comercialmente, quando empregou a tecnologia em seu reprodutor de mídia QuickTime em 1997.
Com o streaming de mídia, a reprodução pode falhar, ou mesmo parar, se exceder a taxa de download do arquivo. Se os dados forem baixados de uma página da Web, eles serão armazenados temporariamente em uma pasta associada ao navegador da Web; caso contrário, os dados são armazenados em um diretório de armazenamento determinado pelas configurações de preferências do reprodutor de mídia usado para reprodução. Durante uma sessão de streaming de mídia, o arquivo nunca é completamente baixado para um dispositivo de armazenamento local, como acontece com o download progressivo. Essa diferença torna o streaming de mídia uma opção mais segura que reduz o risco de pirataria.
O download progressivo costuma ser um recurso de marketing do media player.