Definição – o que significa domínio de nível superior (TLD)?
Domínio de nível superior (TLD) refere-se ao último segmento de um nome de domínio ou à parte que segue imediatamente após o símbolo “ponto”.
Por exemplo, no endereço da Internet: https://www.google.com, a parte “.com” é o TLD.
Os TLDs são classificados principalmente em duas categorias: TLDs genéricos e TLDs específicos de cada país.
Exemplos de alguns dos TLDs populares incluem:
- .com
- .org
- .net
- .gov
- .biz
- .edu.
A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), é a entidade que coordena domínios e endereços IP para a Internet.
Historicamente, os TLDs representam a finalidade e o tipo de domínio ou a área geográfica de sua origem. Em geral, a ICANN tem sido muito rígida quanto à abertura de novos TLDs, mas em 2010 decidiu permitir a criação de vários novos TLDs genéricos, bem como TLDs para marcas comerciais específicas de empresas.
Os domínios de nível superior também são conhecidos como sufixos de domínio.
Definirtec explica domínio de nível superior (TLD)
A ARPANET criou TLDs na década de 1960 para permitir que humanos facilitassem o processo de memorização de endereços IP. Em vez de usar uma série de dígitos para cada computador, o sistema de nomes de domínio foi estabelecido para organizar os endereços de uma forma mais amigável.
No início dos anos 1980, quando os primeiros domínios começaram a ser desenvolvidos, os primeiros TLDs, como .org e .com, viram a luz.
Um domínio de nível superior reconhece um determinado elemento em relação ao site associado, como seu objetivo (negócios, governo, educação), seu proprietário ou a área geográfica de origem.
Cada TLD inclui um registro independente controlado por uma organização específica, que é gerenciado sob a orientação da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).
ICANN reconhece os seguintes tipos de TLDs:
Domínios genéricos de nível superior (gTLD)
Esses são os tipos mais populares de TDLs. Alguns exemplos incluem “.edu” para sites educacionais e. “Com” para sites comerciais. Esses tipos de TLDs estão disponíveis para registro.
Domínios de nível superior de código de país (ccTLD)
Cada ccTLD reconhece um país específico e geralmente contém duas letras. Por exemplo, o ccTLD da Austrália é “.au”.
Domínios patrocinados de primeiro nível (sTLD)
Esses TLDs são supervisionados por organizações privadas.
Domínios de nível superior de infraestrutura
Existe apenas um TLD nesta categoria, que é “.arpa”. A Internet Assigned Numbers Authority controla este TLD para a Internet Engineering Task Force (IETF).
Antigamente, a finalidade de cada TLD era específica, como .com, que era usado apenas para sites comerciais. Eventualmente, como a Internet continuou crescendo e evoluindo, essa restrição foi abandonada e agora quase não há distinção entre a maioria dos TLDs.
No entanto, alguns TLDs são reservados para algumas finalidades exclusivas até hoje, como gTLDs atribuídos a instituições educacionais (.edu) e aqueles atribuídos a governos e militares (.gov e .mil).
Alguns dos TLDs e suas explicações originais são os seguintes:
- .com — Commercial businesses.
- .org – Organizações (geralmente de caridade).
- .net – Organizações de rede.
- .gov – Agências governamentais dos EUA.
- .mil – Militar.
- .edu – Instalações educacionais, como universidades.
- .th – Tailândia.
- .ca – Canadá.
- .au – Austrália.
De acordo com a IETF, existem quatro nomes de domínio de nível superior que são reservados e não são usados em redes de produção dentro do sistema mundial de nomes de domínio:
- .example – Disponível apenas para uso em exemplos.
- .invalid – Disponível apenas para uso em nomes de domínio inválidos.
- .localhost – disponível apenas para uso em computadores locais.
- .test – Disponível apenas para uso em testes.