O termo “DNS de fluxo rápido” é usado para descrever um tipo de serviço DNS que é usado para fornecer um alto grau de resiliência e disponibilidade para serviços baseados na web. O DNS de fluxo rápido funciona utilizando um grande número de servidores DNS que são configurados com um valor TTL (short time-to-live). Isso significa que quando um cliente faz um pedido DNS, ele receberá um endereço IP diferente para o nome de domínio solicitado a cada vez.
A principal vantagem de utilizar DNS de fluxo rápido é que torna muito difícil para os atacantes o alvo de um serviço específico, pois o endereço IP associado ao nome do domínio mudará com frequência. Também torna mais difícil para os atacantes bloquear o acesso a um serviço, pois eles precisariam bloquear todos os endereços IP que estão associados ao nome de domínio.
A principal desvantagem de usar DNS de fluxo rápido é que ele pode adicionar uma quantidade significativa de latência aos pedidos DNS, já que o cliente precisa fazer vários pedidos DNS para resolver o nome do domínio. Que DNS shadowing? O DNS shadowing é uma forma de envenenamento de cache DNS em que um atacante redireciona as consultas de um servidor DNS para um servidor DNS malicioso, a fim de desviar o tráfego e redirecionar os usuários para sites maliciosos.
O DNS shadowing é uma séria ameaça de segurança porque pode ser usado para redirecionar usuários para sites maliciosos que podem roubar informações pessoais ou infectar seus computadores com malware.
O DNS shadowing é difícil de detectar e prevenir porque explora vulnerabilidades no sistema DNS.
Para se protegerem contra o DNS shadowing, os utilizadores só devem visitar sites em que confiem e que tenham verificado as definições do DNS do site. Os administradores do DNS também podem tomar medidas para prevenir ataques de DNS shadowing, como a implementação de mecanismos de segurança DNS, como o DNSsec.
O DNS está sobre o túnel https?
O DNS sobre HTTPS (DoH) é um protocolo para executar a resolução remota do Domain Name System (DNS) através do protocolo HTTPS. DoH encripta consultas e respostas DNS, impedindo que os espiões bisbilhoteiros bisbilhotem o tráfego DNS. Ele também fornece alguma proteção contra ataques de envenenamento de cache DNS.
DoH não fornece um serviço de tunelamento. No entanto, ele pode ser usado em conjunto com uma VPN ou outro protocolo de tunelamento para adicionar uma camada extra de segurança ao tráfego DNS.
O que é uma botnet DGA?
Uma botnet DGA é uma botnet que usa um algoritmo de geração de domínio (DGA) para gerar um grande número de domínios, a fim de evitar a detecção e ataques de afundamento. O algoritmo DGA é usado para gerar um nome de domínio que parece ser aleatório, mas que na verdade é controlado pelo botmaster. O botmaster pode então usar esses domínios para hospedar conteúdo malicioso ou para redirecionar o tráfego para sites maliciosos.
As botnets DGA são frequentemente usadas para distribuir spam ou malware, ou para conduzir ataques de negação de serviço (DoS). Elas podem ser difíceis de detectar e defender-se contra, devido ao grande número de domínios que elas podem gerar.
Um exemplo notável de uma botnet DGA é a botnet “Gameover Zeus”, que foi usada para distribuir o malware Zeus. O botnet foi eventualmente desmantelado pela aplicação da lei em 2014.
As botnets são ilegais?
Sim, as redes de bots são ilegais. A Equipa de Prontidão para Emergências Informáticas dos Estados Unidos (US-CERT) define uma botnet como “uma colecção de dispositivos ligados à Internet, que podem incluir PCs, servidores, dispositivos móveis e dispositivos de Internet de coisas, que estão infectados e controlados por um tipo comum de malware”. O Federal Bureau of Investigation (FBI) alerta que as botnets “podem ser usadas para realizar ataques de negação de serviço distribuída (DDoS), enviar spam, e cometer fraude por clique e outros tipos de fraude”.
Nos Estados Unidos, o Computer Fraud and Abuse Act (CFAA) proíbe qualquer pessoa de causar intencionalmente danos a um computador protegido sem autorização. A CFAA também proíbe qualquer pessoa de conscientemente causar danos a um computador protegido para transmitir spam. Estas actividades são puníveis com até 10 anos de prisão, dependendo da gravidade da ofensa.
Em maio de 2017, o ataque de resgate do WannaCry usou um botnet para infectar mais de 230.000 computadores em 150 países. O ataque encriptou ficheiros nos computadores e exigiu o pagamento de um resgate para decifrar os ficheiros. O National Cyber Security Centre (NCSC) do Reino Unido estima que o ataque causou danos de £92 milhões ao National Health Service (NHS) do Reino Unido.
Em setembro de 2018, o botnet Mirai foi usado para lançar um ataque DDoS contra o site do jornalista de segurança cibernética Brian Krebs. O ataque foi um dos maiores ataques de DDoS já registrados, a 620 Gbps.
Como sei se estou em uma rede de bots? Não há maneira certa de saber se você está em uma botnet. No entanto, há alguns sinais que podem indicar que o seu computador faz parte de uma rede de bots. Por exemplo, se você notar que seu computador está agindo de forma anormalmente lenta ou se você vir tráfego estranho vindo do seu computador, é possível que sua máquina tenha sido comprometida e esteja sendo usada como parte de uma rede de bots. Se você está preocupado que seu computador possa fazer parte de uma rede de bots, você deve entrar em contato com um profissional qualificado em segurança informática para obter ajuda.