Definição – O que significa Rogue Wireless Device?
Um dispositivo sem fio não autorizado é um dispositivo sem fio que permanece conectado a um sistema, mas não tem permissão para acessar e operar em uma rede. Dispositivos sem fio invasores podem ser pontos de acesso (pontos de acesso invasores ou APs invasores) ou computadores de usuário final (pares invasores). Se deixados conectados, os dois tipos podem representar ameaças à segurança de redes e organizações.
Definirtec explica Rogue Wireless Device
Um dispositivo sem fio desonesto é uma das principais ameaças à segurança em redes sem fio. Ele tem a capacidade de divulgar informações confidenciais do sistema que são potencialmente prejudiciais para uma organização.
Dispositivos invasores baseados em ponto de acesso (AP) são pontos de acesso sem fio (WAP) instalados em uma rede sem autorização. Esses roteadores podem ser instalados por um funcionário para fins de trabalho ou por um hacker para a coleta de registros privados. Na maioria dos casos, o uso de tais dispositivos conflita com as políticas de segurança da rede e os dispositivos não são gerenciados pelo administrador da rede (NA). Além disso, os APs não autorizados podem permitir que outros dispositivos de usuário final não autorizado se conectem à rede e consumam a largura de banda da rede.
Ameaças desonestas baseadas em computador, ou pares desonestos, são computadores de usuários finais conectados a uma rede sem permissão. Esses dispositivos geralmente são laptops e netbooks que podem servir como APs. Os pares não autorizados representam mais riscos do que os APs invasores, visto que os laptops têm poucos ou nenhum recurso de segurança. Isso pode permitir que outros dispositivos não autorizados se conectem ao dispositivo e à rede.
Ameaças de dispositivos sem fio invasores podem ser evitadas usando políticas de segurança de rede rígidas. Todos os APs e computadores de usuários finais devem ser mapeados na rede, permitindo fácil detecção de novos dispositivos. Dispositivos sem fio desonestos são facilmente detectáveis, mas difíceis de eliminar.