Definição – O que significa Dispositivo lógico programável complexo (CPLD)?
Um dispositivo lógico programável complexo (CPLD) é um dispositivo lógico com matrizes AND / OR e macrocélulas totalmente programáveis. As macrocélulas são os principais blocos de construção de um CPLD, que contém operações lógicas complexas e lógica para implementar expressões de forma normal disjuntiva. Matrizes AND / OR são completamente reprogramáveis e responsáveis por executar várias funções lógicas. As macrocélulas também podem ser definidas como blocos funcionais responsáveis por realizar a lógica sequencial ou combinatória.
Definirtec explica o dispositivo lógico programável complexo (CPLD)
Um dispositivo de lógica programável complexo é um produto inovador em comparação com dispositivos de lógica anteriores, como matrizes lógicas programáveis (PLAs) e Lógica de matriz programável (PAL). Os dispositivos lógicos anteriores não eram programáveis, portanto a lógica foi construída combinando vários chips lógicos. Um CPLD tem uma complexidade entre PALs e matrizes de portas programáveis em campo (FPGAs). Ele também possui as características arquitetônicas de PALs e FPGAs. A principal diferença arquitetônica entre um CPLD e um FPGA é que os FPGAs são baseados em tabelas de pesquisa, enquanto os CPLDs são baseados em mar de portas.
As características comuns de CPLDs e FPGAs são que ambos têm um grande número de portas e disposições flexíveis para lógica. Enquanto os recursos comuns entre CPLDs e PALs incluem memória de configuração não volátil. Os CPLDs são líderes no mercado de dispositivos lógicos programáveis, apresentando vários benefícios como programação avançada, baixo custo, não voláteis e fáceis de usar.