Definição – O que significa Dispositivo de Armazenamento de Acesso Direto (DASD)?
Um dispositivo de armazenamento de acesso direto (DASD) é outro nome para dispositivos de armazenamento secundário que armazenam dados em locais discretos com um endereço exclusivo, como unidades de disco rígido, unidades ópticas e a maioria dos dispositivos de armazenamento magnético.
É uma tecnologia e um termo cunhado para dispositivos de armazenamento que a IBM desenvolveu para uso com computadores mainframe e alguns microcomputadores. Eles evoluíram para o disco rígido moderno e suas variantes, como o disco óptico, que hoje chamaríamos simplesmente de armazenamento secundário.
Definirtec explica Dispositivo de armazenamento de acesso direto (DASD)
Os dispositivos de armazenamento de acesso direto permitem que o computador host acesse os dados diretamente de onde quer que estejam armazenados no dispositivo de armazenamento, porque cada bloco de dados é salvo em um local distinto e separado de outros blocos, completo com um endereço exclusivo. Isso permite que o computador aponte diretamente para esse local para obter os dados. Os métodos de acesso incluem indexado, sequencial e direto (incorretamente referido como acesso aleatório).
Mesmo que a localização exata dos dados seja conhecida, a velocidade de acesso depende muito da capacidade do dispositivo de armazenamento; por exemplo, mesmo se a localização exata dos dados em uma unidade de fita for conhecida, o único método de acesso é o acesso sequencial, devido ao design inerente da fita, o que significa que ela deve passar por todos os locais anteriores ao necessário. Além disso, a fita não pode ser executada muito rapidamente. Isso contrasta com um disco de acesso direto, que pode girar rapidamente o disco e mover o cabeçote de leitura / gravação para a trilha e setor corretos em frações de segundo.
Os DASDs modernos são unidades de disco rígido internas e externas que se conectam diretamente ao computador host por meio de uma interface IDE, SATA, eSATA, USB ou FireWire. Ao contrário do armazenamento conectado à rede (NAS), os DASDs se tornam inacessíveis quando o dispositivo ao qual estão conectados fica offline.