DisplayPort

Definição – o que significa DisplayPort?

DisplayPort é uma interface padrão de vídeo desenvolvida pela Video Electronics Standards Association (VESA). Originalmente desenvolvido como a interface de exibição de computador pessoal de próxima geração, DisplayPort agora é encontrado em muitos dispositivos, como computadores, laptops, notebooks, monitores e televisões digitais como entradas de exibição. Em comparação com outras alternativas, DisplayPort tem muitas vantagens, como robustez, alto desempenho de exibição, maior integração do sistema e melhor interoperabilidade entre diferentes dispositivos.

Definirtec explica DisplayPort

DisplayPort é baseado em tecnologia de sinal e protocolo atualizada e é considerada uma alternativa a tecnologias como interface visual digital (DVI) e array gráfico de vídeo (VGA). A principal função do DisplayPort é fazer a interface entre uma fonte de vídeo e um dispositivo de exibição como um monitor. Ele é capaz de transmitir áudio e vídeo simultaneamente e separadamente. Fazendo uso da estrutura de dados em pacotes e da tecnologia de sinal comum, DisplayPort pode funcionar em combinação com outros padrões como Thunderbolt e USB. DisplayPort foi projetado para implementação de baixo consumo de energia com alto desempenho junto com o uso em aplicativos com restrição de espaço. Esse é um dos motivos pelos quais ele é amplamente utilizado em muitas aplicações onde o espaço do conector é uma restrição e o alto desempenho da tela é necessário.

Existem muitas vantagens em usar DisplayPort sobre outras alternativas. É livre de licença e royalties, resultando em uma produção mais barata. Ele fornece um link de áudio / vídeo estável e robusto e requer menos blindagem de RF. Comparado com cabos padrão, ele tem altas resoluções, taxas de atualização mais rápidas e profundidades de cores mais profundas. É extensível para trás e para frente com adaptadores de vídeo disponíveis para tipos de vídeo legados. DisplayPort é altamente extensível, fazendo com que usuários e consumidores não precisem alterar nenhum hardware. Possui boa compatibilidade com interface visual digital e interface multimídia de alta definição (HDMI) e possui recursos de vários monitores.

No entanto, sua capacidade de resolução é ligeiramente inferior a HDMI e também é menos adequada para home theater e televisão do que HDMI.