Definição – O que significa Discretização?
Discretização é o processo de substituição de um continuum por um conjunto finito de pontos. No contexto da computação digital, a discretização ocorre quando os sinais de tempo contínuo, como áudio ou vídeo, são reduzidos a sinais discretos. O processo de discretização é parte integrante da conversão analógica para digital. A discretização está relacionada ao termo quantização.
Definirtec explica a discretização
Os matemáticos estão ocupados dividindo e quantificando coisas há milhares de anos. Eles tiveram problemas desde o início. O filósofo grego Aristóteles propôs o “paradoxo da dicotomia”. Suponha que alguém queira ir para casa a pé. Para chegar lá, é preciso primeiro caminhar até a metade do caminho para casa. Para caminhar até a metade do caminho para casa, é preciso primeiro andar um quarto do caminho. Como a distância para casa é infinitamente divisível, é necessário completar um número infinito de tarefas para chegar lá. Então, teoricamente, nunca se pode caminhar para casa.
Um problema relacionado nos tempos modernos é chamado de erro de discretização. A discretização da continuidade pode resultar em erros nos métodos numéricos. Isso tem a ver com o número finito de avaliações feitas por computadores que podem limitar sua precisão. Os matemáticos o descrevem em equações muito mais elaboradas hoje, mas nunca de forma mais colorida e simples do que Aristóteles. Existem mais do que problemas matemáticos com a avaliação de continuidade e infinitesimais.
No entanto, a discretização e a quantização tornam a matemática e a computação possíveis. Por exemplo, a pista um de uma pista de corrida padrão é reconhecida como tendo um comprimento de 400 metros. Isso significa que o percurso que o corredor faz na raia um pode ser dividido em 400 extensões discretas de um metro cada. Um corredor que completa qualquer parte ou múltiplo do percurso pode ser reconhecido por completar uma distância específica em metros. Quando todos os corredores completaram a mesma distância, eles podem receber um tempo porque o próprio tempo foi dividido em segmentos distintos de horas, minutos, segundos e milissegundos.
A discretização e a quantização são necessárias para a digitalização. Eles quebram as coisas em partes gerenciáveis. Eles trazem consigo os desafios enfrentados pelos matemáticos desde o início da disciplina.