Definição – O que significa Zip Disk?
Um disco Zip era uma versão avançada do disquete desenvolvido pela Iomega. O disco precisava de uma unidade especial chamada unidade Zip para ser usado. Os discos Zip estavam disponíveis nas capacidades de 100 e 250 MB e eram usados para armazenar, compartilhar e fazer backup de grandes quantidades de dados, o que não era possível com os disquetes comuns. Com a introdução de novos e melhores meios de armazenamento, como cartões de memória e DVD-RWs, junto com discos rígidos de maior capacidade, o disco Zip se tornou menos popular e acabou desaparecendo do mercado.
Definirtec explica o Zip Disk
Os discos Zip eram parecidos com os disquetes, mas eram um pouco maiores e mais grossos, e tinham um revestimento de plástico mais resistente, tornando-os mais fáceis de armazenar e manusear. Como os disquetes, os discos Zip eram leves, portáteis e dependiam de técnicas de armazenamento magnético. O revestimento magnético usado nos discos Zip era de qualidade superior ao usado nos disquetes e eles podiam armazenar mais dados do que os disquetes.
Os discos Zip eram compatíveis com PC e Mac. Eles geralmente eram usados como dispositivos de armazenamento secundários. Os discos Zip têm taxas de transferência de dados mais rápidas e tempos de busca mais rápidos do que os disquetes. No auge de sua popularidade, eles eram preferidos para fazer backup de discos rígidos e para transferir arquivos grandes, especialmente arquivos de imagem. Eles eram menos vulneráveis a danos e eram muito mais fortes e duráveis.
Os discos Zip, no entanto, eram caros em comparação com os disquetes e precisavam de uma unidade Zip para ser usada. Os discos Zip também eram vulneráveis a problemas de clique de morte, resultando em perda de dados.