Definição – O que significa Digital Versatile Disk Rewritable (DVD-R)?
O disco versátil digital regravável (DVD-R) é um disco versátil digital de gravação única (somente leitura) usado para armazenar arquivos de dados permanentemente. É um disco óptico que geralmente tem uma capacidade de armazenamento de 4.71 gigabytes (GB / s), sete vezes maior que um disco compacto regravável (CD-R) que comporta cerca de 700 megabytes (MB / s). Quando ambos os lados de um DVD-R são graváveis, ele pode armazenar até 17 GB / s de dados.
O DVD-R é um dos três padrões da indústria para formatos de DVD graváveis; os outros dois são DVD – Memória de acesso aleatório (DVD-RAM) e DVD + gravável (DVD + R). O DVD-RAM pode ser continuamente apagado e gravado. É compatível apenas com dispositivos que suportam o formato DVD-RAM. Um DVD + R pode gravar dados uma vez; os dados no disco são permanentes. O DVD-R é semelhante ao DVD + R, mas possui dois padrões adicionais. O DVD-R (g) geral usa comprimento de onda de gravação de 635 nanômetros (nm); o DVD-R (a) para autoria tem comprimento de onda de gravação de 650 nm para proteção contra cópia. Geralmente, o DVD-R (a) para autoria não está disponível ao público. Ambos os padrões podem ler o formato um do outro, mas não podem escrever o formato um do outro.
Este termo também é conhecido como DVD regravável.
Definirtec explica Digital Versatile Disk Rewritable (DVD-R)
O traço, ou “-R”, é uma referência ao formato padrão da Pioneer Corporation criado em 1997. Em 2002, a DVD + RW Alliance gerou o formato gravável “+ R” que ofereceu maior confiabilidade de gravação. O “+ R” também apresenta menos erros ao gravar em sessões múltiplas e ao reproduzir em velocidades mais altas.
O DVD-R foi fabricado pela primeira vez em 1997 pela Pioneer Corporation. Ele pode armazenar aproximadamente 3.95 GB / s de dados. O DVD-R suporta a maioria dos reprodutores de DVD e é aceito pelo DVD Forum, uma organização internacional que usa e desenvolve formatos de DVD e HD DVD para hardware, software e mídia. Em 2000, o DVD-R tinha um padrão da indústria de 4.7 GB / s.
Os dados em um DVD-R podem ser “gravados” apenas uma vez e não podem ser alterados. No entanto, se a quantidade total de dados gravados não for maior do que a capacidade do disco, dados adicionais podem ser adicionados no que é conhecido como multi-sessão – um formato gravável que permite a gravação em sessões se houver espaço livre no disco.
Embora seja do mesmo tamanho (cinco polegadas de diâmetro e 1.2 mm de espessura) que um CD-R, o DVD-R tem uma capacidade de armazenamento muito maior devido ao menor pitch da trilha e tamanho do pitch reduzido. O passo da trilha que guia o feixe de laser na espiral do bosque é muito menor, mas pode conter mais dados, chamados de poços. Os poços são construídos por um feixe de laser vermelho com comprimento de onda de 640 nanômetros (nm / s); um CD-R usa um comprimento de onda de 780 nm.