Disco versátil digital (dvd)

Definição – O que significa Digital Versatile Disc (DVD)?

Um disco versátil digital (DVD) é um meio de armazenamento de disco óptico semelhante a um disco compacto, mas com capacidades aprimoradas de armazenamento de dados, bem como com maior qualidade de formatos de vídeo e áudio. Desenvolvido pela Sony, Panasonic, Philips e Toshiba em 1995, o DVD é amplamente utilizado para formatos de vídeo, formatos de áudio, software e arquivos de computador.

Os discos versáteis digitais também são conhecidos como discos de vídeo digital.

Definirtec explica Digital Versatile Disc (DVD)

Um disco versátil digital tem grande capacidade, começando com 4.7 GB. Eles são gravados a uma velocidade de 18-20x e têm uma taxa de compressão de vídeo de 40: 1 com a ajuda da compressão MPEG-2. Os materiais e técnicas de fabricação usados ​​no caso de um disco versátil digital são os mesmos dos CDs. As camadas do DVD são feitas de plástico policarbonato. Os discos versáteis digitais podem ser categorizados de diferentes maneiras com base em seus aplicativos. Se forem usados ​​apenas para leitura e não puderem ser gravados, serão classificados como DVD-ROM. Se os DVDs podem ser usados ​​para gravar qualquer tipo de dados, eles são chamados de DVD-R. Se o disco puder ser lido, gravado e, em seguida, apagado e regravado, ele é chamado de DVD-RW.

Existem muitas vantagens associadas ao formato DVD. Em comparação com um CD, a qualidade de áudio é superior graças à tecnologia DTS ou Dolby Digital. A qualidade da imagem também é superior ao CD e o DVD player é capaz de levar a um momento específico do vídeo ou do áudio, ao contrário de um CD player. Com base nas necessidades do usuário, os formatos do disco versátil digital podem ser alterados. Novamente, os discos versáteis digitais são capazes de armazenar mais dados em comparação com o CD. Isso se deve ao tamanho menor das cavidades e saliências e à alta densidade das faixas nos DVDs. Perde-se muito espaço em códigos, para evitar erros de informação no caso de CDs. Os discos versáteis digitais também são compatíveis com as versões anteriores.

Uma desvantagem dos DVDs é o maior tempo de acesso, principalmente devido à maior quantidade de dados e maior densidade.