Definição – o que significa disco RAM?
Um disco RAM é a representação de um disco rígido usando recursos de RAM e pode assumir a forma de um dispositivo de hardware ou disco virtual. No software, é basicamente um bloco de memória que está sendo tratado como se fosse um disco rígido através do uso de software dedicado, que pega um bloco do pool de RAM e o usa como uma área de armazenamento dedicada como se fosse um disco rígido, mas com desempenho extremamente mais rápido em comparação com um disco rígido. Na forma de um dispositivo de hardware, é apenas um monte de cartões de RAM ou varas alojadas em uma caixa com os componentes eletrônicos da unidade para fazer com que interaja com tecnologias de unidade de disco, como SATA e IDE, e uma bateria de backup para que os dados não sejam perdidos .
Um disco RAM também é conhecido como unidade RAM.
Definirtec explica o disco RAM
Um disco RAM tem um propósito: tornar o desempenho do processo de E / S mais rápido e eficiente. Como a RAM é o tipo de armazenamento mais rápido, faz sentido usá-la para armazenar dados e programas para que possam ser executados e acessados mais rapidamente. Mas o obstáculo anterior era que a RAM é um meio volátil e é usado de forma muito diferente em comparação com as tecnologias de armazenamento existentes e, portanto, usá-lo para esse propósito exigiria tecnologias completamente novas. No entanto, tudo que ele requer são algumas interfaces de hardware, IDE e SATA, e uma fonte de alimentação suficiente. Hoje, os discos RAM são comuns, embora não tão prolíficos quanto os discos rígidos normais e unidades de estado sólido (SSDs), e vêm em um formato muito semelhante ao dos discos rígidos e SSDs, prontos para instalar dentro de um PC. Na verdade, essas unidades de RAM usam bastões ou módulos de RAM de reposição, que são instalados com um invólucro de 2.5 ou 3.5 polegadas, o que significa que podem ser substituídos por módulos mais rápidos e caros, desde que a capacidade ainda seja suportada pela eletrônica da unidade. Mas a maior desvantagem por enquanto é o custo, já que a RAM custa muito mais por gigabyte em comparação com um disco rígido padrão.
Quando implementado em software, o disco RAM torna-se mais simples, pois tudo o que requer é a instalação de um programa dedicado para separar uma parte específica da memória para servir como disco rígido. Embora seja necessário fazer alguns ajustes para fazer os programas funcionarem com o disco RAM virtual, é algo que apenas usuários avançados podem fazer. Mas melhorias constantes no software garantem que, em breve, alguns cliques do mouse sejam tudo o que você precisa para configurar um disco RAM virtual em um computador e ter programas rodando a partir dele.