Definição – O que significa disco para disco (D2D)?
De disco para disco, também chamado de D2D, refere-se a copiar ou fazer backup de dados de um disco rígido para outro, em oposição a copiar ou fazer backup de dados em uma unidade de fita ou disquete, quase desatualizado. O disco do qual está sendo copiado é conhecido como disco primário, enquanto o disco que está sendo copiado é conhecido como disco secundário ou disco de backup. O D2D não deve ser confundido com os termos relacionados fita virtual e serviços de backup remoto.
Definirtec explica de disco para disco (D2D)
O D2D difere da fita virtual porque esta permite várias funções de backup e recuperação de dados simultaneamente, usando um verdadeiro sistema de arquivos. Os serviços de backup remoto diferem apenas porque os dados do backup são mantidos em um local remoto e o serviço é normalmente fornecido por um provedor de backup gerenciado.
As vantagens do D2D incluem o seguinte:
- Velocidades de transferência mais altas do que usar fitas ou disquetes com períodos de backup e recuperação mais curtos.
- Recuperação de dados não linear para restauração de arquivos mais curtos e simples do que com uma fita (as fitas devem ser pesquisadas linearmente e não podem recuperar dados tão rapidamente).
- Custos totais mais baixos devido aos preços mais baixos de hardware e avanços na automação.