Definição – o que significa direitos subsidiários?
Os direitos subsidiários referem-se às cláusulas do contrato de licença para material protegido por direitos autorais publicado em formatos derivados, onde editores licenciados recebem autorização legal para publicar ou produzir mídia protegida por direitos autorais.
Os direitos subsidiários também são conhecidos como sub-direitos.
Definirtec explica os direitos subsidiários
No gerenciamento de direitos digitais (DRM), os direitos subsidiários pertencem aos livros eletrônicos (e-books), que são derivados do livro. Os editores normalmente lidam com a publicação eletrônica. Quando um livro é publicado, o editor e o autor assinam um contrato de direitos subsidiários, que é uma ramificação do contrato do livro. O idioma dos direitos subsidiários inclui especificações para mídia estrangeira, eletrônica, de áudio ou software. Os direitos subsidiários também descrevem o uso de material protegido por direitos autorais pelo editor, incluindo negociação ou redistribuição de terceiros.
Os autores lucram com as vendas de e-books, mas as editoras obtêm benefícios residuais para a perpetuidade. Por exemplo, um editor pode concordar com royalties de autor de cinco por cento por unidade por obra digital. Em casos raros, os direitos subsidiários oferecem divisões de royalties de 50-50 editor / autor.
No entanto, o aumento da demanda do autor está mudando o panorama dos direitos subsidiários. Vários autores concordam que a linguagem dos direitos subsidiários eletrônicos deve incluir uma divisão autor / editora de 90/10 por causa dos custos relativamente baixos de publicação de e-books (aproximadamente cinco centavos por unidade) versus publicação impressa (dois dólares por unidade). Um método de proteção DRM proposto para autores envolveria o registro de títulos de livros como nomes de domínio.