Definição – o que significa direitos digitais?
Direitos digitais referem-se à relação entre obras digitais protegidas por direitos autorais (como filmes, música e arte) e as permissões e direitos do usuário relacionados a computadores, redes e dispositivos eletrônicos. Direitos digitais também se referem ao acesso e controle de informações digitais.
Determinadas subcategorias de direitos digitais / gerenciamento de direitos digitais (DRM) são uma preocupação crescente – como informações / privacidade na Internet e liberdade de informação.
Definirtec explica os direitos digitais
Essencial para as organizações, o DRM fornece proteção de propriedade intelectual (IP) e é aplicado principalmente por empresas e indústrias de entretenimento. O controle de acesso do DRM impede violações de direitos autorais de músicas, filmes, programas de TV, jogos de PC e entretenimento semelhante na Internet.
Os grupos de defesa dos direitos digitais incluem:
- Entertainment Consumers Association (ECA): organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos dedicada aos interesses de jogadores de computador e videogame nos Estados Unidos e Canadá.
- Free Software Foundation (FSF): organização sem fins lucrativos apóia o movimento do software livre.
- Electronic Frontier Foundation (EFF): organização internacional sem fins lucrativos que supervisiona a defesa dos direitos digitais e assuntos jurídicos.
- Digital Rights Ireland (DRI): Organização na República da Irlanda que trabalha pelas liberdades civis relacionadas aos direitos digitais.
- European Digital Rights (EDRi): Grupo de defesa internacional com sede na Bélgica e focado em direitos autorais, segurança, privacidade e liberdade de expressão.
- Open Rights Group (ORG): organização com sede no Reino Unido comprometida com a preservação dos direitos digitais e focada no controle de questões como censura, acesso ao conhecimento, privacidade, liberdade de informação e votação eletrônica.