Definição – O que significa Diodo Emissor de Luz Orgânica de Matriz Ativa (AMOLED)?
Díodo emissor de luz orgânica de matriz ativa (AMOLED) é uma tecnologia de exibição de filme fino e emissora de luz na qual compostos orgânicos eletroluminescentes são colocados em uma camada de base. Com consumo de energia significativamente menor e sem necessidade de luz de fundo, é preferido em telas de dispositivos eletrônicos portáteis, dispositivos alimentados por bateria e telas grandes.
A Definirtec explica o Diodo Emissor de Luz Orgânica de Matriz Ativa (AMOLED)
Os diodos emissores de luz orgânica de matriz ativa usam um transistor de película fina que é usado para controlar os pixels. Eles consistem em moléculas orgânicas, ânodo e camadas completas de cátodo. A matriz de transistores de filme fino ajuda a determinar os pixels a serem ativados para formar a imagem.
Existem muitas vantagens em usar AMOLEDs. Em comparação com outras tecnologias de exibição, os AMOLEDs têm uma taxa de contraste mais alta e um tempo de resposta mais rápido. Eles são leves, oferecem grande flexibilidade e também são capazes de processamento em baixa temperatura. Eles têm alta eficiência de luz e superam as contrapartes emissoras de luz orgânica de matriz passiva, fornecendo o mesmo desempenho, mas consumindo significativamente menos energia. AMOLEDs têm um ângulo de visão ilimitado e também são auto-emissivos. Seu custo de produção é potencialmente o mais baixo entre as tecnologias existentes e eles também podem exibir uma gama mais ampla de cores do que o LCD. AMOLEDs são favorecidos em dispositivos eletrônicos portáteis porque o consumo de energia da bateria é significativamente menor. Pelo mesmo motivo, são preferidos para telas grandes, como outdoors, placas eletrônicas e televisores de tela grande. As taxas de atualização rápida dos AMOLEDs também os tornam adequados para vídeos.