Definição – o que significa diodo?
Um diodo é um componente de dois terminais em eletrônica com um fluxo unidirecional de corrente. Oferece baixa resistência na direção do fluxo da corrente e alta resistência na direção oposta. Os diodos são usados principalmente para prevenir danos aos componentes, especialmente devido à força eletromotriz em circuitos que geralmente são polarizados.
Definirtec explica Diodo
Os dois terminais de um diodo são polarizados, sendo o terminal positivo denominado ânodo e o terminal negativo denominado cátodo. O cátodo é geralmente prateado ou tem uma faixa colorida. O controle da direção do fluxo da corrente é uma das principais características dos diodos – a corrente em um diodo flui do ânodo para o cátodo. O comportamento de um diodo é semelhante ao comportamento de uma válvula de retenção. Uma das características mais importantes de um diodo é a tensão de corrente não linear. Se uma tensão mais alta for conectada ao ânodo, a corrente flui do ânodo para o cátodo, e o processo é conhecido como polarização direta. No entanto, se a tensão mais alta estiver conectada ao cátodo, o diodo não conduz eletricidade, e o processo é chamado de polarização reversa.
Existem diferentes tipos de diodos, como diodos normais, diodos emissores de luz, diodos zener, diodos Schottky e fotodiodos. O símbolo do circuito de um diodo padrão é um triângulo com um canto contra uma linha vertical.
Os diodos têm uma ampla gama de aplicações, como sendo usados em:
- Retificadores
- Switches
- Moduladores de sinal
- osciladores
- Misturadores de sinal
- Limitadores de sinal
- Reguladores de tensão