Digitalizador

Definição – o que significa Scanner?

Um scanner é um dispositivo eletrônico que pode capturar imagens de itens físicos e convertê-los em formatos digitais, que por sua vez podem ser armazenados em um computador e visualizados ou modificados por meio de aplicativos de software.

Diferentes tipos de scanners estão disponíveis com diferentes resoluções. No mundo da transmissão eletrônica de dados, a digitalização é considerada a forma mais econômica e confiável de transmitir imagens.

Definirtec explica Scanner

O princípio básico de um scanner é analisar uma imagem e reproduzi-la em um digital usando as técnicas de reconhecimento óptico de caracteres.

As características proeminentes de um scanner incluem:

  • Confiabilidade – ao contrário de certas formas de transmissão de dados, a digitalização envolve apenas a transferência de imagens sólidas para formatos digitais. A função do usuário final é limitada em caso de digitalização. E como eles não dependem de comunicação bidirecional, eles também podem ajudar no armazenamento de informações importantes ou na transmissão de informações importantes.
  • Eficiência – os leitores modernos são construídos para eficiência e velocidade. E vem com facilidade de uso e conveniência.
  • Qualidade – A digitalização garante a melhor resolução possível para imagens digitais. Em comparação com aparelhos de fax, que podem ter dificuldade para reproduzir os detalhes precisos, os scanners podem reproduzir imagens com alta resolução e precisão. Eles são bastante úteis para as arenas de fotografia e engenharia.
  • Economia de custos – Uma das maiores vantagens da digitalização é a substituição de arquivos / formulários físicos por digitais. Além de economizar espaço físico, que deve ser usado para armazenamento, também há benefícios ambientais com o uso do scanner.