Definição – o que significa a digitação por toque?
A digitação por toque é um método de digitar sem o uso da visão ou simplesmente sentindo o teclado. No entanto, o sentido do tato é apenas ligeiramente envolvido, pois esse método de digitação é governado pela memória muscular por meio de um treinamento rigoroso com o método de digitação adequado. Dessa forma, os dedos ficam tão acostumados com a digitação que instintivamente vão até as teclas apropriadas sem que o digitador precise ver ou mesmo tatear o teclado.
Definirtec explica a digitação por toque
Dizem que a digitação por toque foi inventada por um estenógrafo da corte de Salt Lake City, Utah, chamado Frank Edward McGurrin, em 1888, enquanto dava aulas de digitação. A digitação por toque é feita usando um teclado QWERTY padrão com as mãos colocadas em um local inicial, chamado de “teclas da linha inicial”. As teclas da linha inicial para a mão esquerda são as teclas “ASDF” e são “JKL;” para a mão direita. Na maioria dos teclados modernos, as teclas iniciais de cada dedo indicador têm uma barra elevada ou ponto para ajudar o digitador a manter e recuperar a posição correta dos dedos no teclado rapidamente, sem ter que olhar para as teclas.
Cada dedo de cada mão possui teclas dedicadas atribuídas a ele, que podem ser facilmente alcançadas. O design do teclado QWERTY, para o idioma inglês, garante que as letras que são comumente pressionadas ou usadas em sucessão fiquem o mais longe possível para promover a velocidade e o uso de ambas as mãos, distribuindo assim a tensão para todos os dedos ao invés de apenas alguns . Embora se diga que o teclado QWERTY padrão tem espaço para melhorias em termos de velocidade e facilidade de digitação, diz-se que essa mudança foi resistida por digitadores em todos os lugares por causa da familiaridade. Se o padrão for alterado, todos os digitadores terão que reaprender e gastar um número considerável de horas treinando para o novo layout.