Definição – o que significa o diagrama de estados?
Um diagrama de estado é um diagrama usado em ciência da computação para descrever o comportamento de um sistema considerando todos os estados possíveis de um objeto quando um evento ocorre. Esse comportamento é representado e analisado em uma série de eventos que ocorrem em um ou mais estados possíveis. Cada diagrama representa objetos e rastreia os vários estados desses objetos em todo o sistema.
Existem diferentes tipos de diagramas de estado que têm semânticas diferentes e são ligeiramente diferentes. Os diagramas de estado representam graficamente máquinas de estados finitos. Eles são usados apenas para entender o comportamento do objeto em todo o sistema.
Definirtec explica o diagrama de estado
Os elementos que constituem um diagrama de estado são caixas arredondadas que representam os estados e setas mostrando as transições para o próximo estado. A seção de atividades descreve as atividades que o objeto executa enquanto está nesse estado. Cada diagrama de estado começa com um estado inicial, que é o estado onde o objeto é criado. Logo após o estado inicial, os objetos mudam de estado, e o próximo estado é determinado por condições baseadas em atividades. Em alguns casos, os diagramas de estado representam um superestado, que é uma condição criada quando muitas transições levam a um determinado estado. O superestado descreve que todos os estados dentro desse diagrama passam para um estado redundante, tornando o diagrama mais complexo.
Uma transição em um diagrama de estado é uma progressão de um estado para outro e é disparada por um evento interno ou externo à entidade modelada. Uma ação é uma operação invocada por uma entidade modelada. Uma forma muito tradicional de diagrama de estado para uma máquina finita é um gráfico direcionado.