Definição – O que significa Diagnóstico On-Board (OBD)?
O diagnóstico a bordo (OBD) é um sistema especial que é implementado em quase todos os componentes do motor. Na verdade, é um sistema eletrônico que ajuda a manter os níveis de emissão dos motores sob controle, monitorando o índice de desempenho de vários componentes do motor. Assim, também auxilia na verificação de qualquer falha grave em um componente que possa danificar todo o motor. Outro serviço que um OBD pode realizar é que ele pode obter informações de seus vários sensores e controlar os injetores de combustível para fornecer o desempenho ideal.
Definirtec explica On-Board Diagnostics (OBD)
Um sistema de diagnóstico integrado possui muitas partes diferentes, como sensores, atuadores e uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU). Todos esses componentes funcionam em perfeita coordenação para detectar qualquer tipo de dano no sistema e monitorar os níveis de emissão das várias partes do motor. A ECU é como o cérebro do sistema. Ele coleta os dados de vários tipos de sensores, por exemplo, sensores de oxigênio, e analisa os dados. Com base nessa análise, ele controla os atuadores como injetores de combustível para fornecer o melhor desempenho.
Também possui uma luz indicadora de mau funcionamento (comumente conhecida como luz de “verificação do motor”) que alerta o usuário em caso de qualquer problema no motor. Muitos outros tipos de dados podem ser acessados pelo proprietário por uma ferramenta de varredura, que se conecta à porta Data Link Connector (DLC). Os sistemas OBD-I, que usavam diferentes ferramentas de varredura para diferentes modelos de veículos, começaram a ser incluídos nos veículos no final dos anos 1980. Em seguida veio o ODB-II, que ainda está em uso e usa um conector padrão (SAE J1962). Tornou-se um requisito em todos os carros e caminhões leves a partir de 1996.