Definição – o que significa diagnóstico remoto?
Diagnóstico remoto é um termo amplamente usado para se referir a métodos de análise e observação que ocorrem remotamente. Este termo é amplamente usado na indústria automobilística, mas também é usado em TI e em uma série de indústrias onde diagnósticos são necessários.
Definirtec explica o diagnóstico remoto
A ideia geral do diagnóstico remoto é que o sistema ativo não está co-localizado com o que está sendo diagnosticado. A necessidade desse processo é diferente dependendo do setor – em alguns setores físicos ou de manufatura, é necessário separar o planejamento de um piso de montagem ou de outra área física de produção. Em TI, a ideia de diagnóstico remoto geralmente se aplica a filosofias de trabalho remoto que ajudam a formar processos colaborativos com computação distribuída.
Em outras palavras, operadores humanos e peças de hardware podem estar espalhados por todo o mundo, mas ainda trabalham juntos, como se estivessem na mesma sala e conectados por um simples cabeamento Ethernet.
Alguns recursos do software de diagnóstico remoto incluem segurança, videoconferência ou plataformas de mensagens e ferramentas de acesso a dados para atualizar partes do sistema à longa distância. As tecnologias de telecomunicações como VoIP costumam fazer parte desses sistemas, e o design crítico de muitas das ferramentas de diagnóstico remoto de hoje depende da Internet global, onde as informações podem ser fornecidas com precisão e rapidez, independentemente das distâncias físicas.