O diagnóstico a bordo (OBD) é um sistema utilizado em veículos modernos para detectar problemas mecânicos e de emissões, à medida que estes ocorrem. O sistema é concebido para alertar o condutor para problemas, de modo a que estes possam ser corrigidos antes de causarem mais danos ao veículo.
Os sistemas OBD são compostos por uma série de sensores e computadores que trabalham em conjunto para monitorizar o estado do veículo. Os sensores estão localizados em todo o veículo e são usados para detectar coisas como temperatura do motor, pressão dos gases de escape e velocidade do motor. A informação dos sensores é enviada para o computador, que a utiliza para determinar se há algum problema.
Se for detectado um problema, o computador activará uma luz de aviso no tablier. O condutor pode então levar o veículo a um mecânico para que o problema seja resolvido.
Os sistemas OBD são exigidos em todos os veículos novos vendidos nos Estados Unidos desde 1996. Como posso saber se o meu carro é OBD1 ou 2? Há algumas maneiras de saber se o seu carro é OBD1 ou 2. Uma maneira é procurar um autocolante debaixo do capô que diga “OBD II” ou “OBD2”. Outra maneira é procurar o ano do modelo do seu carro e fazer para ver se é um OBD1 ou 2.
Se o seu carro for OBD1, terá um conector de diagnóstico de 16 pinos, enquanto os carros OBD2 terão um conector de 17 pinos. Os carros OBD1 também têm um conector separado para o sistema de emissões.
Onde está a porta de diagnóstico On Board? A porta de diagnóstico On Board, ou porta OBD, é um conector padrão de 16 pinos utilizado em quase todos os veículos modernos. Está normalmente localizada sob o painel do lado do motorista e é usada para conectar ferramentas de diagnóstico ao computador do veículo. O scanner OBD2 drena a bateria? Os scanners OBD2 podem drenar a bateria se ficarem ligados por um longo período de tempo, uma vez que estão constantemente a retirar energia da bateria. Portanto, é recomendado desligar o scanner quando você não estiver usando-o.
Qual é a diferença entre o diagnóstico a bordo e fora de bordo?
Os diagnósticos a bordo referem-se ao auto-diagnóstico e à capacidade de relatório dos sistemas computadorizados de um veículo. Os diagnósticos fora de bordo referem-se à capacidade de diagnóstico e relatórios fornecidos por dispositivos e sistemas externos, como uma ferramenta de diagnóstico manual conectada à porta de diagnóstico de bordo do veículo.
O scanner OBD anula a garantia?
A resposta simples é não. No entanto, existem algumas condições que podem potencialmente anular a sua garantia se não for utilizada correctamente.
Por exemplo, alguns scanners OBD de reposição podem causar interferência no sistema do computador do seu carro. Se esta interferência for suficientemente grave, pode potencialmente anular a sua garantia.
Adicionalmente, alguns scanners OBD vêm com seu próprio software que pode ser usado para modificar o sistema do computador do seu carro. Se você usar este software para fazer alterações não autorizadas no sistema do computador do seu carro, ele também pode anular a sua garantia.
Finalmente, é importante notar que, embora os scanners OBD não invalidem a sua garantia, a utilização de um para diagnosticar um problema com o seu carro pode potencialmente invalidar a sua garantia se o problema for causado por algo que esteja coberto pela sua garantia.