Detecção de novidade

Definição – o que significa detecção de novidade?

A detecção de novidade é um método estatístico usado para determinar dados novos ou desconhecidos e determinar se esses novos dados estão dentro da norma (inlier) ou fora dela (outlier).

Um romance, neste caso, significa dados incomuns, que são novos e não ocorrem regularmente ou são simplesmente diferentes dos outros. A novidade é aplicada em diferentes campos que precisam detectar anomalias em suas operações regulares, como detecção de intrusões de rede, hacking, falha de motor a jato, aprendizado de máquina e muito mais.

Na detecção de fraudes, por exemplo, as administradoras de cartão de crédito monitoram os hábitos de consumo de um usuário e, quando há desvio desses hábitos, ligam imediatamente para o usuário para perguntar se a compra foi feita de forma legítima ou se o cartão foi perdido ou roubado.

Definirtec explica a detecção de novidades

A detecção de novidades é um dos requisitos fundamentais para um sistema de classificação adequado e no aprendizado de máquina. Em sistemas de aprendizado de máquina, nem todas as possibilidades podem ser inseridas durante o treinamento, então sempre haverá novos tipos de dados e possibilidades que surgirão no futuro, basicamente entradas que diferem daquelas que são regularmente recebidas ou vistas.

Na detecção de falhas e fraudes, por exemplo, o sistema é treinado para detectar dados que foram sub-representados ou não foram vistos, uma vez que são falhas em potencial, e em sistemas de dados médicos, isso pode representar doenças.

Para sistemas de detecção de novidade pura, a rede é treinada nos exemplos negativos e, em seguida, detecta apenas entradas que não se enquadram neste modelo como classe nova.

Reconhecer que uma entrada difere de entradas anteriores é uma habilidade muito importante e útil para sistemas de aprendizagem. Isso significaria que o sistema é capaz de realmente aprender e não apenas reagir às entradas e programação anteriores.

No caso de animais e humanos, exercitamos a detecção de novidades o tempo todo; essa é a capacidade de distinguir objetos de outros objetos. Por exemplo, vemos uma parede branca lisa e, em seguida, vemos um pontinho se movendo em sua superfície, imediatamente o desassociamos da parede, observando que é um objeto diferente, provavelmente um inseto.