Definição – o que significa detecção de erros?
Na rede, a detecção de erros refere-se às técnicas usadas para detectar ruído ou outras deficiências introduzidas nos dados enquanto são transmitidos da origem ao destino. A detecção de erros garante a entrega confiável de dados em redes vulneráveis.
A detecção de erros minimiza a probabilidade de passar quadros incorretos para o destino, conhecido como probabilidade de erro não detectado.
Definirtec explica a detecção de erros
O método mais antigo de correção de erros envolve o uso de paridade. Ele funciona adicionando um bit adicional a cada palavra de caractere transmitida. O estado do bit é determinado por vários fatores, como o tipo de paridade e o número de bits lógicos um no caractere de dados.
O código de repetição é outro mecanismo relacionado à detecção de erros. É um esquema de codificação que repete bits nos canais para obter uma comunicação sem erros. Os bits de dados em um fluxo de dados são divididos em blocos de bits. Cada bloco é transmitido um número predeterminado de vezes. Não são tão eficazes quanto a paridade, pois a ocorrência de erros no mesmo local acarreta mais problemas. No entanto, eles são simples e usados na transmissão de estações numéricas.
Checksum é um método de detecção de erro que é uma soma aritmética modular de palavras de código de mensagem de comprimento de palavra fixo. Os esquemas de checksum envolvem verificações de redundância longitudinal, bits de paridade e dígitos de verificação.