Definição – o que significa detecção de borda?
A detecção de bordas é um processo aplicado ao processamento digital de imagens. Na verdade, é o nome de uma coleção de algoritmos e ferramentas que fazem uma coisa específica – realçar as bordas de objetos em uma imagem usando modelos matemáticos.
Definirtec explica a detecção de bordas
A detecção de bordas é incorporada a muitos novos televisores. É comumente usado na indústria de software e faz parte de um conjunto maior de filtros e técnicas que foram pioneiros por meio do uso de novas tecnologias, como redes neurais. Uma rede neural convolucional aplica muitos filtros e processos a uma imagem para tentar aprimorar o processamento da imagem do computador.
A detecção de bordas se ajusta a outros conceitos, como aprimoramento de bordas, para formar a base para novos desenvolvimentos revolucionários no processamento de imagens. Por exemplo, os cientistas estudaram como a detecção de bordas pode melhorar a transmissão visual para os deficientes visuais. Tudo isso faz parte do progresso fundamental que está sendo feito no processamento de imagens com base na era do big data, inteligência artificial e automação.
A detecção de bordas funciona com base no princípio de identificar lugares em uma imagem onde o brilho difere repentina ou radicalmente. Muitas vezes, as “descontinuidades” no brilho podem estar associadas a outras descontinuidades da imagem, como a descontinuidade na profundidade, etc. Então, o uso da detecção de bordas no processamento da imagem ajuda na interpretação da imagem.