Definição – o que significa desktop não persistente?
Uma área de trabalho não persistente é uma área de trabalho em que nada é salvo no final da sessão do usuário. Todos os arquivos salvos na área de trabalho, configurações ou atalhos são perdidos no final da sessão.
Definirtec explica a área de trabalho não persistente
Um desktop persistente é mais desejável do que um desktop não persistente para muitos projetos. Uma área de trabalho persistente imita os sistemas de rede anteriores em que os usuários acessavam imagens de disco físico e poderia alterar permanentemente essa imagem de disco com comandos. Com um desktop não persistente, por outro lado, é impossível mudar o desktop permanentemente ou armazenar arquivos ou pastas.
Um desktop virtual não persistente pode não servir bem às empresas na maioria dos casos. Uma exceção é quando a empresa realmente deseja uma apresentação consistente de sessão única para uma estação de trabalho pública. Se a área de trabalho deve ser compartilhada por muitos usuários públicos diferentes, pode ser uma boa escolha ter uma área de trabalho não persistente onde os usuários não podem salvar itens, alterar configurações ou criar atalhos. Os exemplos incluem quiosques de universidades, aeroportos ou bibliotecas públicas ou outros ambientes onde os privilégios do usuário devem ser limitados. No entanto, para a maioria dos locais de trabalho, uma área de trabalho persistente faz mais sentido.