Desidentificação de dados

Definição – o que significa a desidentificação de dados?

A desidentificação de dados é um padrão de computação em que informações médicas confidenciais contidas em registros eletrônicos de saúde (EHR) podem ser desidentificadas para que usuários não autorizados não consigam ler o conteúdo real, uma vez que ele não está mais em seu estado original. Existem dois tipos de des-indeficiação de dados e são o método estatístico que torna o RSE desconectado do indivíduo. O segundo tipo é a exclusão dos 18 identificadores mais comuns. Alguns deles incluem:

  • Names
  • Cidades, números de rua, etc.
  • Elementos de data, como data de nascimento, data de alta, etc.
  • Números de telefone
  • Números da previdência social
  • Números de registros médicos
  • Endereço de e-mail

Definirtec explica a desidentificação de dados

A desidentificação de dados é um método comprovado para desidentificar os dados do paciente, mantendo-os seguros. Com o rápido crescimento do uso de EHRs em várias instituições de saúde, instalações e consultórios particulares, grupos de privacidade e legisladores são semelhantes à garantia de confidencialidade para todos os pacientes. Não considerado a mais fácil das técnicas de programação, o processo de desidentificação de dados pode ironicamente tornar os dados designados desprotegidos pelas leis de privacidade atuais. Ou seja, uma vez que os dados são desidentificados, não são considerados dados médicos protegidos reais.

A maneira de contornar isso é incluir um código de reidentificação. A informação só pode ser identificada novamente, no entanto, desde que o código não esteja conectado de forma identificável ao indivíduo a quem o RES se refere. Não deveria haver maneira de ser traduzido para revelar sua identidade. A outra estratégia é manter o código ultra-confidencial. A pessoa que atribui o código não deve usar nem divulgar o código real por quaisquer outros motivos que não sejam para reidentificar as informações. Quanto a mais instruções sobre a desidentificação por meio de métodos estatísticos, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos as tem em seu website. Feito corretamente, a desidentificação estatística não deve ser óbvia.