Definição – o que significa desfragmentação de disco?
A desfragmentação é o processo de consolidação de arquivos fragmentados no disco rígido do usuário. Os arquivos se tornam fragmentados quando os dados são gravados no disco e não há espaço contíguo suficiente para armazenar o arquivo completo. Os algoritmos de armazenamento separam os dados para que caibam no espaço disponível.
O processo de desfragmentação move os blocos de dados no disco rígido para reunir todas as partes de um arquivo. A desfragmentação reduz a fragmentação do sistema de arquivos, aumentando a eficiência da recuperação de dados e, portanto, melhorando o desempenho geral do computador. Ao mesmo tempo, ele limpa o armazenamento e fornece capacidade de armazenamento adicional.
A desfragmentação é o oposto da fragmentação, que é um uso ineficiente do armazenamento do computador.
Definirtec explica a desfragmentação de disco
A fragmentação ocorre gradualmente conforme os usuários alteram, salvam ou excluem arquivos. As modificações salvas para um arquivo geralmente são armazenadas em um local do disco rígido diferente daquele do arquivo original. Modificações complementares são armazenadas em ainda mais locais. Gradualmente, tanto o arquivo quanto o disco rígido ficam fragmentados, e o computador fica muito lento, pois precisa pesquisar em vários lugares para abrir um arquivo.
Os computadores baseados em Windows requerem desfragmentação periódica; Os computadores baseados em Unix e Linux não o fazem por causa de um design diferente para armazenar dados, mesmo se o mesmo hardware for usado. O Microsoft Windows fornece uma ferramenta de desfragmentação proprietária em seu sistema operacional. Versões de terceiros também estão disponíveis.
Processos de back-end, como leitura e gravação de mídia de armazenamento, são sempre invisíveis para os usuários, que não conseguem desfragmentar continuamente os dispositivos de armazenamento devido ao impacto que isso tem no ritmo do sistema
.
Ferramentas de desfragmentação foram introduzidas para eliminar esse problema e são pré-instaladas em diferentes versões do sistema operacional Windows. Esses desfragmentadores integrados reorganizam os dados do disco rígido e reunem os arquivos fragmentados, o que ajuda o computador a funcionar com mais eficiência. Um disco rígido usa agendadores automáticos para desfragmentação periódica. Além disso, os usuários podem usar ferramentas para desfragmentação de mídia de armazenamento, como:
- Microsoft Windows 98: Este sistema operacional contém uma ferramenta de desfragmentação embutida, disponível no menu Ferramentas do sistema.
- Microsoft Windows NT: este sistema operacional foi lançado sem uma ferramenta de desfragmentação porque seu novo sistema de arquivos de tecnologia (NTFS) foi projetado para desfragmentação automática do sistema. No entanto, ferramentas de desfragmentação de terceiros são freqüentemente usadas.
- Microsoft Windows 2000: este sistema operacional está equipado com ferramentas de desfragmentação, que são mais eficientes do que aquelas encontradas nos sistemas operacionais Windows anteriores.
- Microsoft Windows XP e Windows 7: Esses sistemas operacionais contêm ferramentas de desfragmentação de disco padrão.
As técnicas para reduzir a desfragmentação incluem particionamento e otimização, que permitem aos usuários criar unidades de disco rígido lógicas. Programas como o Internet Explorer e bancos de dados devem ser particionados separadamente para reduzir a fragmentação potencial da mídia de armazenamento.