Definição – O que significa Rapid Application Development (RAD)?
O desenvolvimento rápido de aplicativos (RAD) é um conjunto de técnicas de metodologia de desenvolvimento de software usadas para agilizar o desenvolvimento de aplicativos de software.
A RAD usa técnicas e ferramentas de prototipagem predefinidas para produzir aplicativos de software. Ele engloba um ambiente de desenvolvimento de interface gráfica de usuário (GUI), permitindo que os usuários finais arrastem e soltem facilmente os componentes do aplicativo de software necessários.
As técnicas de RAD de software empregam engenharia de software auxiliada por computador (CASE).
Definirtec explica o desenvolvimento rápido de aplicativos (RAD)
RAD é uma metodologia de desenvolvimento de software popular que emprega várias ferramentas e técnicas para produzir rapidamente aplicativos de software com codificação mínima. A essência da RAD é a prototipagem – a criação de componentes, estruturas e métodos predefinidos para desenvolver modelos de software rapidamente.
Os protótipos de software de trabalho da RAD carecem de funcionalidade em escala total. Eles são usados principalmente para demonstração e coleta de requisitos, o que ajuda os usuários finais a visualizar pilhas inteiras de soluções. O RAD contém dados, processos e modelos organizacionais integrados e personalizáveis. Assim, ele emprega uma abordagem baseada em modelos e orientada a objetos para desenvolver soluções completas.